Esse site utiliza cookies
Aprovados dois novos Programas de Pós-Graduação na UFT
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) anuncia a aprovação de dois novos Programas de Pós-Graduação: o Mestrado Acadêmico em Educação Matemática no Tocantins (PPGEMaT) e o Doutorado em Letras, ambos com o objetivo de fortalecer a pesquisa e a formação de profissionais qualificados na região e promover o desenvolvimento acadêmico e científico em áreas estratégicas para o estado.
Mestrado em Educação Matemática no Tocantins
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMaT) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e será ofertado em rede pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). A sede será no Câmpus de Arraias da UFT e o programa conta duas linhas de pesquisa: Formação de Professores que Ensinam Matemáticas e Processos de Ensino e de Aprendizagem de Matemáticas.
De acordo com o coordenador do programa, professor Idemar Vizolli, a aprovação do PPGEMaT representa uma conquista para o Tocantins e os estados vizinhos: "Foi uma conquista extremamente importante para a Educação Matemática no Tocantins, beneficiando inclusive professores(as) de municípios de outros estados que fazem fronteira. Agradecemos o empenho das instituições parceiras que apoiaram essa proposta e tornaram o projeto realidade."
A estrutura curricular do curso contará com encontros semanais aos finais de semana e módulos durante o recesso docente. Este mestrado visa formar pesquisadores comprometidos com a análise dos processos de formação de professores e aprendizagem de Matemática, com um enfoque contextualizado para os aspectos históricos, sociais e culturais da região.
Dailson Evangelista Costa, docente da UFT em Arraias, expressa a importância do esforço coletivo: "Estamos muito felizes com a aprovação do Mestrado em Educação Matemática em Rede por inúmeros motivos. Destaco a dedicação de todos os docentes permanentes e colaboradores que compõem o Programa e que trabalharam arduamente nos últimos três anos. O compromisso das quatro IES públicas do Tocantins foi fundamental para tornar este projeto uma realidade."
Doutorado em Letras
O novo Doutorado em Letras da UFT, vinculado ao Câmpus de Porto Nacional, visa atender à crescente demanda por formação avançada em Linguística e Literatura. Coordenado pelo professor Carlos Ludwig, o programa tem o compromisso de formar professores e pesquisadores qualificados para o ensino superior e a educação básica e desenvolver pesquisas voltadas para questões regionais e nacionais, incluindo as línguas indígenas, Libras, a literatura tocantinense e o português falado no Tocantins.
Para o professor Carlos Ludwig, o Doutorado em Letras é essencial para promover uma formação ampla e contribuir com o desenvolvimento da pesquisa na região: "O programa busca fortalecer a literatura local, valorizar autores tocantinenses e resolver problemas regionais e nacionais, além de estimular parcerias nacionais e internacionais, o que eleva a qualidade e a relevância das pesquisas realizadas no estado."
O processo seletivo para o Doutorado será realizado anualmente e terá um edital lançado após a publicação da portaria de autorização pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), com previsão para a primeira turma em agosto de 2025. Serão ofertadas 24 vagas e o processo incluirá provas de conhecimentos específicos, análise de currículo, avaliação do projeto de pesquisa, entrevista e teste de proficiência em duas línguas estrangeiras.
Impacto Regional
Ambos os programas contribuem significativamente para a formação de profissionais na região Norte e Nordeste do Brasil e para o desenvolvimento de pesquisas de relevância social, educacional e cultural no Tocantins. O PPGEMaT, em particular, chega como uma resposta às demandas de cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, somando-se aos esforços das instituições parceiras para consolidar a Educação Matemática no estado.
O professor Adriano Fonseca, diretor da SBEM-TO e docente da UFNT, destaca a importância do trabalho conjunto para a criação do PPGEMaT: "Estamos muito felizes com a aprovação do Mestrado em Educação Matemática em Rede. Foi um projeto que envolveu dedicação e comprometimento de docentes de quatro instituições públicas de ensino superior do Tocantins."
A UFT reafirma, com essa conquista, seu compromisso com a excelência e a expansão da educação superior de qualidade, atendendo à crescente demanda por formação avançada e ao fortalecimento das redes interinstitucionais que promovem o desenvolvimento da pesquisa e da educação no Tocantins.