Início » Notícias » Ministério da Justiça declara território tradicional de posse dos Povos Karajá e Javaé

Ministério da Justiça declara território tradicional de posse dos Povos Karajá e Javaé

Sexta-feira. 12/11/2011

Em decreto publicado no dia 04 de novembro, o Ministério da Justiça declarou a Terra Indígena (TI) Utaria Wyhyna/Iròdu Iràna, localizada no município de Pium, em Tocantins, como posse permanente dos grupos indígenas Karajá e Javaé. Agora, os próximos passos para a regularização da TI são a demarcação da área, que será realizada pela Funai, e posteriormente a homologação pelo presidente da república.

A TI Utaria Wyhyna/Iròdu Iràna ocupa uma área de 177 mil hectares, localizada na porção norte da Ilha do Bananal, entre os rios Tocantins e Javaes, e será contígua a duas terras indígenas já regularizadas – TI Inawébohona e TI Parque do Araguaia.

Atualmente, não há habitação permanente de indígenas dentro dos limites da nova TI, porém a região abrigava grandes aldeias até a primeira metade do século XX, e os indígenas de aldeias próximas “ainda mantêm ligação histórica, econômica, sócio-cultural e afetiva permanente com a área”, de acordo com Patrícia Rodrigues, antropóloga responsável pelo relatório de identificação e delimitação da TI.

Quando a TI Utaria Wyhyna/Iròdu Iràna for regularizada, a Ilha da Bananal, maior ilha fluvial do mundo, terá seu território integralmente coberto por terras indígenas. A regularização facilitará a prática – pelos indígenas – de atividades produtivas tradicionais, que antes sofriam restrição, já que a área pertence a uma unidade de conservação ambiental.
Fonte: www.funai.gov.br