Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Jornalista é comemorado em 07 de abril
Datas Comemorativas

Dia do Jornalista é comemorado em 07 de abril

Por Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 20h25 | Última atualização em Quinta, 07 de Abril de 2022, 09h05

Em 07 de abril é comemorado o Dia do Jornalista. O profissional que é responsável por investigar, apurar e apresentar a notícia nos mais diversos canais e meios de comunicação.

Origem da data

A data foi instituída em 1931, em honra à memória do médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos no ano anterior. Líbero Badaró defendia a liberdade de imprensa e mantinha um jornal de oposição ao império.

O curso na UFT

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins foi criado em 1996, por meio do Decreto n° 332/96, do Governo do Estado do Tocantins, na então Universidade do Tocantins (Unitins). Com a criação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em convênio assinado entre o Governo do Estado, a Unitins e o Governo Federal, o curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, bem como os demais cursos de graduação oferecidos pela Unitins, foram transferidos para a UFT.

Já sob os cuidados da UFT, o curso foi recredenciado em agosto de 2005 pelo Conselho de Educação Superior - Inep/MEC. Com a instituição das Novas Diretrizes Curriculares, em 2013, o curso de Jornalismo passou a constituir graduação dissociada da grande área da Comunicação Social, sendo necessária a reestruturação da concepção do curso e matriz curricular.

Atualmente o curso de Jornalismo da UFT conta com 22 professores efetivos, sendo 20 doutores e dois estão em fase de conclusão de seus doutorados. Há ainda a colaboração de dois professores doutores da UFT, que ministram disciplinas no curso há mais de dois anos.

O curso tem um prédio próprio, que foi inaugurado em 2016 e possui espaços de práticas jornalísticas nas áreas de redação, fotografia, radiojornalismo e telejornalismo. Além disso, dispõe de miniauditório com capacidade para 40 pessoas, sala de reuniões e sala de professores. Veja o vídeo com a estrutura completa física aqui.

Para a coordenadora do curso, professora Valquíria Guimarães, “o diferencial do curso da UFT é que temos o maior curso do Estado, com 25 anos de existência. Temos o maior corpo docente e quase 100% já são doutores. Temos nosso complexo laboratorial que proporciona aos alunos, aliados aos melhores pesquisadores, a prática jornalista, entregando ao mercado um profissional capacitado e reflexivo sobre a sua atuação como jornalista. Embora o diploma hoje não seja uma exigência, o próprio mercado vem trazendo essa exigência. O que temos observado é que os jornalistas formados são os mais contratados. O mercado tem exigido, inclusive, uma formação maior, tanto que a pós-graduação tem sido cada vez mais presente na formação dos jornalistas.”

Nossos jornalistas

O Curso de Jornalismo da UFT é um bacharelado no Câmpus de Palmas e possui duração de 4 anos. Ele tem como objetivo geral preparar profissionais capazes de sistematizar, organizar e divulgar as informações de interesse público, atuando nas diversas mídias, com competência teórica, técnica, tecnológica, ética, estética e crítica.

O profissional formado pela UFT tem o domínio das linguagens habitualmente usadas nos processos de comunicação, na perspectiva tecnológica. Apresenta amplo domínio dos processos de criação, produção e interpretação, experimentação e inovação no uso dessas linguagens e no registro dos fatos jornalísticos, apurando, interpretando, editando e transformando-os em notícias e reportagens. É capaz de interpretar, explicar, investigar e contextualizar informações, atuar na produção e edição de textos e mensagens jornalísticas com clareza e correção em período de tempo limitado.

Somente de 2003 até hoje, o curso já formou 766 jornalistas. Dentre eles está Jéssica Barbosa. Ela conta que sempre foi muito comunicativa e por isso escolheu o jornalismo na UFT, universidade pública e de qualidade. Que desde que se formou, no ano de 2017, ela passou por diversas áreas do jornalismo, mas também pela área de publicidade, pelas redes sociais, por agências de comunicação; até que decidiu empreender e criar a suas próprias agências. Hoje ela é proprietária das agências Purpouse (varejo) e On Solo (focada no agronegócio).

Ela pontua que “apesar dos desafios encontrados diariamente, o jornalismo desperta em mim uma vontade de me renovar, reinventar, buscar referências, mostrar para o cliente e ver o resultado acontecer. Não tenho dúvidas que essa é a área que eu nasci para trabalhar e me desenvolver e, apesar de todos os pesares, eu sou muito feliz fazendo o que eu faço hoje”.

Você confere tudo sobre o curso de Jornalismo da UFT na Página www.uft.edu.br/jornalismo e no @jornalismouft

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home,Jornalismo,nujor