Esse site utiliza cookies
Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa I: Abordagens de Análise Linguística:
A Linha de Pesquisa tem como objeto o estudo do sistema linguístico de língua materna e estrangeiras. A linha possibilita investigar fonologia, lexicologia, lexicografia, dialetologia, geolinguística, morfologia, sintaxe, semântica, sociolinguística, linguística cognitiva, dentre outros aspectos da descrição e análise linguística. A linha de pesquisa propicia o aprofundamento teórico e metodológico da análise linguística, contribuindo com o desenvolvimento dos estudos sobre o sistema linguístico.
Linha de Pesquisa II: Linguística Aplicada:
A Linha enfoca teorias e abordagens da linguística aplicada para o ensino de línguas estrangeiras e materna, a formação de professores de línguas; as políticas linguísticas e educacionais; as novas tecnologias no ensino de línguas, letramento, análise e produção de material didático. A linha se propõe a contribuir com o desenvolvido dos métodos e abordagens da pesquisa em linguística aplicada e as questões de ensino.
Linha de Pesquisa III: Texto, Discurso e História:
A linha desenvolve projetos de pesquisa que se dediquem à epistemologia e à história das ideias linguísticas, isto é, trabalhos que procurem responder sob que formas se constitui e se transforma o conhecimento linguístico ao longo do tempo, analisando como os conceitos, os métodos, as teorias, os materiais e os instrumentos linguísticos foram elaborados e como a linguagem e as línguas foram concebidas e avaliadas, bem como se organizaram e se institucionalizaram as disciplinas que tratam da linguagem. Em sua interface com os estudos discursivos, a linha aborda reflexões teóricas e práticas referentes à constituição do estatuto do texto em seu caráter dialógico para investigar a partir da Análise do Discurso de origem francesa, empregando, portanto, seus instrumentos conceituais e metodológicos, a produção, a circulação e a repercussão do(s) discurso(s), conforme sua densidade heteróclita, na composição histórica dos sentidos e dos sujeitos no interior da estrutura social.
Linha de Pesquisa IV: Língua Brasileira de Sinais:
A Linha desenvolve pesquisas nas diversas áreas da linguística que tenham como objeto de investigação a Língua Brasileira de Sinais (libras) e que se relacionem com a educação bilíngue e na inclusão social dos surdos. Dentre os temas abordados nesta linha estão: (a) teorias e métodos dos estudos da modalidade visual-espacial das línguas de sinais; (b) ensino e aprendizagem da libras como L1 e L2, formação de professores e educação bilíngue para surdos; (c) documentação, descrição e análise linguística da libras; (d) relações entre língua de sinais, cultura e identidade surda; (e) aquisição de línguas de sinais; (f) escrita de línguas de sinais; (g) ensino de língua portuguesa como L2 para surdos; (h) tradução/interpretação em línguas de sinais.
Linha de Pesquisa V: Literatura, História e Imaginário:
A Linha investiga as relações entre a literatura e o processo histórico, cultural e social, a historicidade do discurso literário, a história literária e a historiografia; literatura, regionalismo e literatura tocantinense. A linha aborda os estudos do imaginário, análise dos procedimentos simbólicos e míticos representados na literatura, em uma perspectiva interdisciplinar que compreende teorias e métodos da história, antropologia, sociologia e psicanálise.
Linha de Pesquisa VI: Teoria, Crítica e Comparatismo:
A Linha de Pesquisa Teoria e Crítica Literária aborda as relações entre as teorias literárias e a crítica literária, as dimensões filosóficas, críticas e epistemológicas nos estudos literários e comparados, as relações entre a literatura, outras artes e mídias, a literatura e estudos culturais, pós-coloniais e de gênero. Estética da recepção e o ensino de literatura. A Linha aborda também as interfaces entre teoria literária e literatura comparada, pós-modernidade, pós-colonialidade, relações intertextuais e interdisciplinares.