Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    CâmpusCâmpus de GurupiCursosPós-GraduaçãoMestrados e DoutoradosPrograma de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV)
    Sobre o PPGPV

    Sobre o PPGPV

    English version

    Área de Concentração
    Linhas de Pesquisa
    Estrutura Curricular
    Regulamentação

    O Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal é um curso de mestrado e doutorado acadêmico ofertado nacionalmente. Localizado no Câmpus de Gurupi, foi oficializado em julho de 2006, sendo recomendado pela CAPES, com o conceito 03 para o nível de Mestrado. A partir da criação do curso de Mestrado em Produção Vegetal, ocorreram melhorias principalmente na pesquisa, ensino e extensão da universidade. Em 2010, o curso de Mestrado obteve conceito 04 na avaliação Trienal da CAPES. Em 2011 foi aprovado o doutorado em Produção Vegetal fortalecendo ainda mais a Pós-graduação Stricto Sensu, potencializando principalmente a pesquisa, ensino e extensão da universidade. Em 2018 o programa obteve conceito 05 na avaliação da CAPES (quadriênio 2017-2020), demonstrando seu processo de rápida evolução ao longo dos anos.

    O mestrado em Produção Vegetal, cuja primeira turma iniciou efetivamente em 2007, seleciona os alunos a cada semestre e/ou ano, e atualmente estão matriculados 23 mestrandos. Até a presente data já foram defendidas 180 dissertações, na área de concentração em Produção Vegetal, sendo distribuídas nas linhas: Fitossanidade, Melhoramento Genético Vegetal, Fitotecnia e Manejo do Solo e Água. Todos os mestrandos finalizaram o curso em torno de 24 meses e as dissertações realizadas ou que ainda estão sendo desenvolvidas buscam atender principalmente as demandas regionais.

    Os discentes de mestrado recebem uma formação sólida e multidisciplinar, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a garantia da base alimentar em uma agricultura sustentável nas áreas de cerrado e de várzea, procurando garantir a manutenção das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, manutenção dos recursos hídricos, com o desenvolvimento de plantas resistentes ao stress hídrico, assegurar a conservação das propriedades edáficas (físicas, químicas e biológicas) e dos recursos hídricos. Isso inclui o manejo sustentável, o melhoramento genético de culturas para tolerância à seca e a proteção da biota benéfica (polinizadores e agentes de controle biológico) em ecossistemas terrestres e aquáticos. Neste contexto, também estão inseridas as pesquisas incluindo as boas práticas agrícolas, como rotação de culturas, plantio direto, utilização de variedades locais resistentes, nutrição equilibrada, conservação do solo, manejo para evitar a criação de resistência de pragas e patógenos aos métodos de controle, etc.

    Os alunos de doutorado seguem o mesmo modelo proposto para o mestrado, porém, adicionalmente, ênfase tem sido dada à implementação de parcerias internacionais, com missões de estudo, em modelo sanduiche, permitindo o treinamento em centros de pesquisa reconhecidos mundialmente. Também está incluído o desenvolvimento de produtos e patentes, decorrentes do desenvolvimento das teses, voltadas para aplicação no modelo da produção agrícola sustentável. Neste contexto, o programa de Produção Vegetal, criado em 2006, já conseguiu formar um bom número de mestres e doutores.

    O Programa visa, sobretudo, formar profissionais qualificados e com treinamento diferenciado para atuar em nível superior, tanto como docente, quanto como pesquisador. O perfil do egresso está centrado nas linhas de pesquisas do Programa, com ênfase no desenvolvimento de habilidades profissionais para atuar na geração de conhecimentos e obtenção de produtos na área de produção vegetal, que impulsionam a ciência e o agronegócio nacional. Os egressos do curso são capacitados em áreas do conhecimento que permitem estabelecer relações entre o campo teórico e o aplicado, por terem sido treinados para a execução de projetos de pesquisas, gerando conhecimento técnico-científico em sua área de especialidade. Outra preocupação do Programa é desenvolver a criticidade e o pensar sobre as responsabilidades sociais da profissão e sua relação com o uso consciente dos recursos ambientais, tendo em vista o crescimento populacional e a sua repercussão com os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Os egressos do PPG em Produção Vegetal da UFT são também preparados para exercerem as atividades de docência por terem passado por treinamento didático, atuando em atividades relacionadas com o curso de Graduação em Agronomia, Ciências Florestais e Biotecnologia.

    Ficha Técnica

    programa de pós-graduação em produção vegetal

    ppgpv

    Código e link na Plataforma Sucupira:

    Produção Vegetal (16003012003P7)

    Nível:

    Mestrado e Doutorado

    Modalidade:

    Acadêmico

    Modalidade de Ensino:

    Educação Presencial

    Área Básica:

    Área Básica (50100009)

    Área de Avaliação:

    Ciências Agrárias I

    Local:

    Câmpus de Gurupi

    Data de Início:

    01/01/2006

    Nota do curso de Mestrado (Avaliação Capes):

    5

    Saiba mais sobre a avaliação do Programa
    Entenda a avaliação da pós-graduação

    Tags:  Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal,  PPGPV,  Pós-Graduação,  Stricto Sensu,  Gurupi.  
    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.