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    Projetos de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

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    Linha de pesquisa 1: Formação de Professores que ensinam Matemáticas

    a) Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemáticas

    Este macroprojeto tem como objetivo desenvolver pesquisas para compreender fenômenos inerentes aos processos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemáticas na Educação Básica, em espaço formal e não-formal, a fim de promover formação, conhecimento, saberes, práticas e desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática. Ele está estruturado nas temáticas da formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemáticas:

    • a formação inicial de professores que ensinam Matemáticas notadamente licenciados em Matemática e Pedagogia, e que se configura como espaço e campo de atuação, pesquisa e desenvolvimento profissional;
    • formação continuada de professores que ensinam matemáticas, que também se configura como campo de atuação, pesquisa e desenvolvimento profissional e, principalmente, de prática, reflexão, ação, transformação dos professores que ensinam matemáticas na Educação Básica e dos contextos profissionais, em especial na Amazônia Legal Brasileira.

    Docentes vinculados: 

    • Dailson Evangelista Costa (Coordenador do Projeto)
    • Adriano Fonseca
    • Aecio Alves Andrade
    • Ana Carmen de Souza Santana
    • Cleyton Hércules Gontijo
    • Dario Fiorentini
    • Douglas Silva Fonseca
    • Janeisi de Lima Meira
    • Kaled Sulaiman Khidir
    • Kenya Maria Vieira Lopes
    • Luciana Pereira de Sousa
    • Marcia Cristina Goncalves
    • Regina da Silva Pina Neves
    • Rogerio dos Santos Carneiro
    • Rosimeire Aparecida Rodrigues
    • Tadeu Oliver Gonçalves
    • Walber Christiano Lima Da Costa
    b) Laboratório de Educação Matemática como agente de (trans)formação de professores que ensinam matemáticas

    Este macroprojeto tem como objetivo desenvolver pesquisas inerentes à formação de professores que tomam o Laboratório de Educação Matemática como agente de (trans)formação de professores que ensinam matemáticas na Educação Básica, em espaços formais e não-formais, a fim de contribuir para a produção de conhecimento, saberes e práticas características da formação e do desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemáticas; assim como em processos de ensino e aprendizagens de matemáticas, com vistas ao desenvolvimento de projetos didáticos.

    No âmbito do campo de pesquisa, a temática do Laboratório de Educação Matemática (LEM) pode se constituir em espaços de produção de conhecimentos e de aprendizagens, para fins de elaboração, desenvolvimento e testagem de materiais didáticos, quer seja fazendo uso de objetos físicos, materiais manipulativos ou recursos tecnológicos. Trata-se, portanto, de espaços de construção de conhecimentos individual ou coletivamente. No LEM, os recursos didático-pedagógicos passam a dar vida às propostas pedagógicas, auxiliam na construção epistemológica do conhecimento e contribuem para o desenvolvimento da criatividade de professores e estudantes, tornando os processos de ensino e aprendizagens dinâmicos.

    Para alcançar seus objetivos o LEM contará com a proposição e desenvolvimento de atividades vinculadas às disciplinas do PPGEMaT; cursos e eventos educativos ofertados via grupos de pesquisas; as próprias pesquisas de dissertação dos mestrandos; a participação em eventos formativos como por exemplo, palestras, simpósios, seminários, conferências, dentre outros. 

    Docentes vinculados:

    • Idemar Vizolli (Coordenador do Projeto)
    • Adriano Fonseca
    • Aecio Alves Andrade
    • Dailson Evangelista Costa
    • Janeisi de Lima Meira
    • Kaled Sulaiman Khidir
    • Kenya Maria Vieira Lopes
    • Marcia Cristina Goncalves
    • Mônica Suelen Ferreira de Moraes
    • Regina da Silva Pina Neves
    c) História da (Educação) Matemática na formação de professores que ensinam matemáticas

    O objetivo desse projeto de pesquisa é o desenvolvimento de pesquisas sobre dois temas de investigação em Educação Matemática que estão diretamente relacionados à formação de professores que ensinam Matemática:

    • História da Matemática (HM) 
    • História da Educação Matemática (HEM)

    No âmbito da História da Matemática, objetiva-se desenvolver investigações que assumam a HM como uma abordagem teórica, metodológica e formativa para o professor que ensina matemática, e que busca compreender o desenvolvimento de conceitos matemáticos nas diferentes civilizações e ao longo da história como componente social e cultural e suas implicações aos processos de ensino e aprendizagem e para a formação de professores que ensinam matemáticas. Isto é, que aspectos didáticos, pedagógicos e epistemológicos da HM sejam investigados no âmbito da formação do professor que ensina matemáticas, com vistas a encaminhamentos metodológicos para a sala de aula e para o seu próprio desenvolvimento profissional. É esperado que os professores se formem pela HM e que esta seja mais que uma metodologia de ensino, mas uma forma de organizar e apresentar a matemática escolar. No âmbito da História da Educação Matemática, espera-se desenvolver investigações que objetivam conceber o campo de investigação História da Educação Matemática no Brasil, tomando como foco as práticas escolares historicamente construídas vinculadas à formação de professores, ao ensino e aprendizagem matemática. Para isso, serão necessárias investigações sobre: estudos histórico-culturais da Educação Matemática no Brasil; a constituição da disciplina Matemática no contexto da legislação educacional e das práticas escolares; os movimentos de transformação pedagógica na matemática escolar; as fontes históricas da Educação Matemática e suas contribuições para a formação de professores; a constituição e organização do corpo de educadores matemáticos no Brasil; a História da Educação Matemática como campo de pesquisa; o papel da História da Educação Matemática no Tocantins e na Amazônia Legal Brasileira.

    Docentes vinculados:

    • Rogerio dos Santos Carneiro (Coordenador do Projeto)
    • Alcione Marques Fernandes
    • Gildemberg da Cunha Silva
    • Iran Abreu Mendes
    • Mônica Suelen Ferreira de Moraes
    • Rodrigo Carvalho Dias
    • Thiago Beirigo Lopes

    Linha de pesquisa 2: Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemáticas

    a) Etnomatemática e Contextos Socioculturais

    Este projeto de pesquisa, comporta investigações no âmbito do Programa Etnomatemática. O objetivo geral é desenvolver investigações teóricas e/ou empíricas, recorrendo a diversas metodologias de pesquisa como a etnografia, a pesquisa participante, a historiografia, em diferentes contextos socioculturais que compõem principalmente o contexto da Amazônia Legal Brasileira, com a finalidade de explicitar teórica, epistemológica, sociocultural, histórica, pedagógica, didática e metodologicamente os fenômenos inquiridos, contribuindo para a construção de conhecimentos numa perspectiva histórica e discursiva, para a formação e o trabalho docente de professores(as) que ensinam matemáticas, assim como para os diferentes modos de aprendizagens de matemáticas.

    Docentes vinculados:

    • Adriano Fonseca (Coordenador do Projeto)
    • Alcione Marques Fernandes
    • Douglas Silva Fonseca
    • Idemar Vizolli
    • Janete Aparecida Klein
    • Jose Ricardo e Souza Mafra
    • Kaled Sulaiman Khidir
    b) Modelagem Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino e as aprendizagens de matemáticas

    Este macroprojeto tem o objetivo de compreender, utilizar e criar conceitos matemáticos e tecnológicos a partir das evoluções histórico-educacional-científica, estudando seus signos e significados socioculturais, político-econômicos e avaliando suas implicações para os processos de ensino e aprendizagens de matemáticas, no campo da Modelagem Matemática e das Tecnologias da Informação e Comunicação entrelaçados à Educação Básica, ao Ensino Superior e a outros contextos socioculturais.

    Assim, intenta formar um professor-pesquisador capaz de compreender os processos de ensino e de aprendizagens de matemáticas, enfatizando os contextos históricos, sociais e culturais através de perspectivas filosófica, antropológica, social, psicológica e educacional que envolvem Modelagem Matemática e Tecnologias.

    Docentes vinculados:

    • Douglas Silva Fonseca (Coordenador do Projeto)
    • Albano Dias Pereira Filho
    • Ana Carmen de Souza Santana
    • Deive Barbosa Alves
    • Gildemberg da Cunha Silva
    • Janeisi de Lima Meira
    • Rodrigo Carvalho Dias
    c) Didática da Matemática na sala de aula

    Este macroprojeto tem como objetivo desenvolver pesquisas para compreender fenômenos didáticos inerentes aos processos de ensino e de aprendizagens de matemáticas em sala de aula. Busca identificar, estudar, caracterizar e compreender os fenômenos e os processos que condicionam o ensino e a aprendizagem de matemáticas, considerando as perspectivas cognitivas, antropológicas, sociológicas e epistemológicas da Didática da Matemática. Assume a perspectiva da Didática da Matemática como campo teórico originado na França e em outros países europeus, mas que vem se desenvolvendo em pesquisas e grupos de pesquisas em instituições brasileiras. Para este macroprojeto é esperado o desenvolvimento de investigações sobre os temas:

    Epistemologia e Didática; Obstáculos Epistemológicos, Didáticos, Psicológicos, Ontogênico. Transposição Didática; Contrato Didático; Teoria das Situações Didáticas; Teoria Antropológica do Didático; Dialética Ferramenta-Objeto; Registros de Representação Semiótica; Engenharia Didática; Teoria dos Campos Conceituais.

    Estes temas constituem elementos teóricos que podem fundamentar situações didáticas em sala de aula.

    Docentes vinculados:

    • Thiago Beirigo Lopes (Coordenador do Projeto)
    • Aecio Alves Andrade
    • Dailson Evangelista Costa
    • Idemar Vizolli
    • Janete Aparecida Klein
    • Mônica Suelen Ferreira de Moraes

    Projetos de pesquisa com financiamento

    Educação Matemática Legal Brasileira: um mapeamento das pesquisas produzidas no período de 1992 a 2022 como subsídio para políticas públicas

    Alavancadas com a ampliação do quantitativo de programas de pós-graduação stricto sensu em universidades públicas, a Educação Matemática na Amazônia Legal Brasileira (ALB) propiciou o desenvolvimento de pesquisas que tematizam a formação de professores, os processos de ensino e aprendizagens de matemáticas e a propositura de políticas públicas. Ao entender que os processos de formação de professores e de ensino e aprendizagens se caracterizam enquanto construção humana, interdisciplinar e transdisciplinar, estabeleceu-se como indagação: que contribuições as pesquisas stricto sensu em Educação Matemática, na áreas de Ensino e Educação, desenvolvidas no período de 1992 a 2023 em instituições localizadas na Amazônia Legal Brasileira, trazem para a formação de professores e aos processos de ensino e aprendizagens? Que subsídios para a elaboração de políticas públicas emergem das pesquisas stricto sensu em Educação Matemática na Amazônia Legal Brasileira à formação de professores e aos processos de ensino e aprendizagens?

    Com base nestas duas questões, constitui-se como objetivo geral conhecer as contribuições das pesquisas stricto sensu em Educação Matemática desenvolvidas no período de 1992 a 2023, em instituições localizadas na Amazônia Legal Brasileira, para subsidiar e elaborar políticas públicas à formação de professores e aos processos de ensino e aprendizagens. O projeto está organizado em dois focos estruturantes: formação de professores que ensinam matemáticas e processos de ensino e aprendizagens. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujas fontes de produção e dados são encontradas no repositório de teses e dissertações da Capes, nos sites de programas de pós- graduação e em outros repositórios institucionais, nos quais os resultados subsidiarão a propositura de políticas públicas aos processos educativos e à formação de professores.

    Coordenador: Idemar Vizolli

    Meninas e Mulheres na Docência em Matemática no Tocantins: Ingresso, Formação, Permanência e Ascensão

    O projeto, aprovado na Chamada CNPq/MCTI/MMulheres n 31/2023, visa promover o ingresso, a formação, a permanência e a ascensão de meninas e mulheres na docência em Matemática no Tocantins. Com enfoque na equidade de gênero, o projeto integra atividades de sensibilização, formação acadêmica, suporte emocional e inovação tecnológica, abrangendo desde o ensino fundamental até a pós-graduação. São desenvolvidos workshops, mentorias, oficinas, eventos de divulgação científica, além de programas de transição entre escola e universidade e redes de colaboração entre escolas, universidades e empresas.

    A equipe é composta por pesquisadores(as) de diversas áreas e instituições, incluindo a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), e contribuem com competências complementares, formando uma equipe interdisciplinar que aborda a temática de forma ampla e integrada. O projeto impacta diretamente meninas e mulheres em diferentes estágios educacionais, educadores(as) e gestores(as) de políticas públicas, contribuindo para a redução de desigualdades de gênero, avanço científico e desenvolvimento socioeconômico no estado e potencialmente em outras regiões do Brasil.

    Coordenadora: Mônica Suelen Ferreira de Moraes (UFT)

    Linhas de Pesquisa


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