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    CâmpusCâmpus de ArraiasCursosPós-GraduaçãoMestrados e DoutoradosPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática no Tocantins (PPGEMaT)
    Metas e Ações Estratégicas

    Metas e Ações Estratégicas

    O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no Tocantins (PPGEMaT) é guiado por 15 metas, com um total de 43 ações estratégicas, desenhadas para atingir nossos objetivos e fortalecer a pesquisa em Educação Matemática.

    Cada meta está diretamente relacionada a um objetivo específico do programa:

    • Objetivo a) - Metas 1 a 3: Com 10 ações estratégicas.

    • Objetivo b) - Metas 4 a 7: Com 11 ações estratégicas.

    • Objetivo c) - Metas 8 a 10: Com 7 ações estratégicas.

    • Objetivo d) - Metas 11 a 13: Com 8 ações estratégicas.

    • Objetivo e) - Metas 14 e 15: Com 7 ações estratégicas.

    As metas do PPGEMaT são:

    a) Desenvolver pesquisas sobre processos de ensino e de aprendizagens, de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemáticas em contextos socioculturais e inclusivos

    Meta 1: Formar, em seu primeiro quadriênio, o mínimo de 50 novos pesquisadores em Educação Matemática.

    Ações Estratégicas da Meta 1:

    • 1.1 - Acompanhar sistematicamente o desenvolvimento das pesquisas via disciplina Metodologia em Educação Matemática, Vivências em Grupos de Pesquisas, Seminários de Pesquisa, e assistência pelo orientador;
    • 1.2 - Realizar reuniões a cada final ou início de semestre com vistas a identificar potencialidades e/ou lacunas em relação ao desenvolvimento das atividades do PPGEMaT;
    • 1.3 - Nas reuniões de Colegiado, tratar do andamento do PPGEMaT, bem como do desenvolvimento das pesquisas.

    Meta 2: Manutenção da qualidade do Programa, na perspectiva de aumentar sua nota em 1 (ponto) quando da primeira avaliação quadrienal

    Ações Estratégicas da Meta 2:

    • 2.1 - Criar uma comissão constituída por professores e discentes para acompanhar, sistematicamente, a produção acadêmica de docentes e discentes do PPGEMaT;
    • 2.2 - Criar uma comissão constituída por docentes e discentes para fazer gestão, na perspectiva da garantia das condições estruturais, físicas, humanas e de recursos para o desenvolvimento de estudos e pesquisas vinculados ao PPGEMaT;
    • 2.3 - Criar uma comissão constituída por docentes para credenciamento e descredenciamento de professores;
    • 2.4 - Criar uma comissão constituída por docentes para tratar de editais para seleção de discentes.

    Meta 3: Garantir a produção de conhecimento no âmbito dos 6 (seis) Projetos de Pesquisa do Programa (PPP)

    Ações Estratégicas da Meta 3:

    • 3.1 - Elaborar o mapeamento das temáticas das pesquisas em desenvolvimento de professores e estudantes;
    • 3.2 - Desenvolver dissertação de mestrado que mantenha o enfoque do PPP no qual ela está vinculada;
    • 3.3 - Publicar artigos, livros e capítulos de livros sobre as temáticas dos PPP.

    b) Estimular a produção e socialização do conhecimento científico na área de Educação Matemática

    Meta 4: Publicar, anualmente, artigos científicos em periódicos qualificados em estratos superiores na área do Ensino.

    Ações Estratégicas da Meta 4:

    • 4.1 - Promover encontros semestrais em consonância com as linhas de pesquisas, assim como em relação a proximidade entre os objetos de pesquisas, com vistas a trocas de experiências entre estudantes, o que deve acontecer, de modo mais sistemático, por ocasião dos Seminários I e II;
    • 4.2 - Criar uma comissão constituída por professores a fim de estabelecer parcerias com vistas à publicação científica;
    • 4.3 - Elaborar e publicar Dossiês, Números ou Seções especiais em Periódicos científicos da área de Ensino.

    Meta 5: Publicar livros, ebooks e capítulos de livros em editoras universitárias ou bem avaliadas na área de Ensino de um ebook a cada ano, a partir do segundo ano, com capítulos resultantes das pesquisas dos mestrandos e de pesquisas oriundas dos PPP.

    Ações Estratégicas da Meta 5:

    • 5.1 - Estabelecer parcerias com Editoras das Instituições associadas ao PPGEMaT;
    • 5.2 - Publicar livros impressos sobre as pesquisas desenvolvidas no PPGEMaT;
    • 5.3 - Publicar ebooks sobre as pesquisas desenvolvidas no PPGEMaT.

    Meta 6: Apresentar resultados parciais e finais das pesquisas desenvolvidas no PPGEMaT em eventos científicos nacionais e internacionais

    Ações Estratégicas da Meta 5:

    • 5.1 - Estabelecer parcerias com Editoras das Instituições associadas ao PPGEMaT;
    • 5.2 - Publicar livros impressos sobre as pesquisas desenvolvidas no PPGEMaT;
    • 5.3 - Publicar ebooks sobre as pesquisas desenvolvidas no PPGEMaT.

    Meta 7: Criar e manter um periódico científico em Educação Matemática no âmbito da Rede Tocantinense de Educação Matemática (REDUMaT).

    Ações Estratégicas da Meta 7:

    • 7.1 - Instituir uma comissão de professores para criar um periódico científico do PPGEMaT em parceria com a SBEM-TO;
    • 7.2 - Participação dos docentes permanentes e colaboradores no conselho editorial e na equipe de avaliação deste e de outros periódicos científicos na área de ensino;
    • 7.3 - Estabelecer parcerias em rede para manutenção do periódico com vistas à obtenção de indexadores e bases de dados relevantes para a área de Ensino.
    c) Colaborar com propostas inovadoras de inserção de tecnologias integradas aos processos de ensino e de aprendizagens de matemáticas na Amazônia Legal Brasileira, especialmente no Estado do Tocantins

    Meta 8: Garantir, anualmente, a inserção de propostas inovadoras de tecnologias integradas aos processos de ensino e de aprendizagens de matemáticas no âmbito do PPGEMaT.

    Ações Estratégicas da Meta 8:

    • 8.1 - Ofertar, anualmente, pelo menos uma disciplina optativa que aborde o uso das tecnologias para o ensino e aprendizagens de matemáticas;
    • 8.2 - Inserção das tecnologias voltadas para o ensino e aprendizagens de matemáticas nas disciplinas, seminários, grupos de pesquisas do PPGEMaT.

    Meta 9: Desenvolver projetos de pesquisa com foco nas tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática.

    Ações Estratégicas da Meta 9:

    • 9.1 - Estabelecer parcerias com unidades escolares ou secretarias de educação para o desenvolvimento de pesquisas;
    • 9.2 - Desenvolver, pelo menos, uma dissertação a cada ano que aborde as tecnologias educacionais.

    Meta 10: Promover o debate e estudos sobre o uso das tecnologias para o ensino e aprendizagens de matemáticas.

    Ações Estratégicas da Meta 10:

    • 10.1 - Participação em eventos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática;
    • 10.2 - Realização de eventos que tratem especificamente das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática;
    • 10.3 - Publicação de artigos, livros e capítulos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática".

    d) Consolidar grupos de estudos e pesquisas sobre processos de ensino e de aprendizagens e formação de professores que ensinam matemáticas

    Meta 11: Consolidar os 8 (oito) grupos de estudos e pesquisas vinculados ao PPGEMaT.

    Ações Estratégicas da Meta 11:

    • 11.1 - Manter atualizado e em efetivo exercício os grupos de pesquisas no Diretório do CNPq;
    • 11.2 - Realização e divulgação das reuniões periódicas dos Grupos de Pesquisas vinculados ao PPGEMaT;
    • 11.3 - Realização de eventos de integração e socialização dos Grupos de Pesquisas vinculados ao PPGEMaT.

    Meta 12: Incentivar a criação de novos Grupos de Estudos e Pesquisas com docentes, discentes e egressos durante o primeiro quadriênio do PPGEMaT.

    Ações Estratégicas da Meta 12:

    • 12.1 - Criação de grupos de pesquisa a serem cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;
    • 12.2 - Garantir a participação de docentes, discentes e egressos do PPGEMaT em grupos de pesquisas.

    Meta 13: Estabelecer parcerias interinstitucionais com Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática de outras regiões, durante o primeiro quadriênio do PPGEMaT.

    Ações Estratégicas da Meta 13:

    • 13.1 - Realização de eventos entre os Grupos de Pesquisas do Tocantins e outros Estados;
    • 13.2 - Participação de docentes e discentes do PPGEMaT em Grupos de Pesquisas de outras IES;
    • 13.3 - Promover intercâmbio de docentes e discentes entre os Grupos de Pesquisas.

    e) Fortalecer os Laboratórios de Ensino e de Educação Matemática voltados para a formação e para a pesquisa dos professores que ensinam Matemática nas Licenciaturas em Matemática e Pedagogia e na Educação Básica

    Meta 14: Fortalecer os Laboratórios de Ensino e de Educação Matemática já existentes nas instituições associadas ao PPGEMaT vinculados aos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia.

    Ações Estratégicas da Meta 14:

    • 14.1 - Participação em editais de fomento e outras possibilidades orçamentárias inter e intrainstitucionais para aquisição de materiais didáticos; 
    • 14.2 - Produção de materiais didáticos concretos, pedagógicos e jogos matemáticos voltados para o ensino e aprendizagem de matemáticas; 
    • 14.3 - Atuação dos pós-graduandos como monitores ou tutores ou estagiários (estágio docência) nestes espaços por meio de Programas Institucionais e agências de fomento;
    • 14.4 - Desenvolvimento de pesquisa sobre/em/com/nos Laboratórios de Ensino e de Educação Matemática.

    Meta 15: Contribuir com o funcionamento dos Laboratórios de Ensino e de Educação Matemática em escolas da Educação Básica.

    Ações Estratégicas da Meta 15:

    • 15.1 - Estabelecer parcerias com redes de ensino da Educação Básica; 
    • 15.2 - Desenvolver atividades de ensino e de extensão na Educação Básica; 
    • 15.3 - Promover formação continuada de professores.

    Estas metas estão em consonância com as iniciativas das instituições associadas, mais especificamente em relação à pesquisa e aos programas de pós-graduação lato e stricto sensu, das quais destacamos:

    • a) Estabelecer uma política de integração (ensino, pesquisa, extensão e gestão) com as demais Pró-Reitorias, por meio de projetos, programas e eventos, objetivando elevar o conceito institucional (PDI, UFT, 2021, p. 108); 
    • b) Implementar políticas que garantam o ingresso, acesso e permanência do estudante (vulnerável e de etnias) na pós-graduação (acesso à moradia, alimentação, saúde, acessibilidade) (PDI, UFT, 2021, p. 108); 
    • c) Implementar políticas integradoras entre graduação e pós-graduação para fomento da pesquisa, a inovação e transferência tecnológica e o desenvolvimento artístico e cultural (PDI UFT, 2021, p. 108); 
    • d) Consolidar a política editorial para as coleções bibliográficas digitais da EdUFT (PDI, UFT, 2021, p. 108); 
    • e) Promover e desenvolver a Pós-Graduação lato e stricto sensu (PDI, IFTO, 2019, p. 51);
    • f) Desenvolver parcerias com o setor produtivo para o desenvolvimento de pesquisa e extensão tecnológica (PDI, IFTO, 2019, p. 51); g) Elevar a qualidade do ensino e dos cursos (PDI IFTO, 2019, p. 51).

    Tags:  PPGEMaT,  Arraias.  
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