Esse site utiliza cookies
Curso de formação para a gestão do Programa Academia de Saúde: Caderno de apoio
Caroline Roberta Freitas Pires; Danielle Keylla Alencar Cruz; Gilmara Apolinário Reis; Marta Azevedo dos Santos; Lorena Magalhães
Sinopse: O programa Academia da Saúde, criado em 2011, tem o objetivo de subsidiar a construção de espaços de saúde voltados ãs ações de Promoção de Saúde e prevenção das Doenças Crônicas não Transmissíveis como componente do cuidada na Atenção Primária à Saúde sob responsabilidade de profissionais de saúde. Esta publicação resulta da experiência de formação presencial de trabalhores de saúde envolvidos com o programa nos municípios do estado do Tocantins no ano de 2019.
Ficha Técnica
Autor/a(s) ou Organizador/a(s): | Caroline Roberta Freitas Pires, Danielle Keylla Alencar Cruz, Gilmara Apolinário Reis, Marta Azevedo dos Santos, Lorena Magalhães |
Ano de Publicação: | 2022 |
Área/Sub-Área: | Ciências Biológicas e da Saúde |
Categoria: | Obras Acadêmicas |
Formato: | e-Book |
Páginas: | 104 |
ISBN: | 978-65-5390-011-0 |
Sobre os autores/organizadores:
Caroline Roberta Freitas Pires possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), 2007. Mestrado (2009) e Doutorado (2012) em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Nutrição e na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em desenvolvimento de novos produtos, análise sensorial de alimentos e conservação de alimentos. Bolsista Produtividade pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT).
Danielle Keylla Alencar Cruz é graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), especialista em Saúde Pública e mestre em Saúde Pública pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva/Aggeu Magalhães/Fiocruz/Recife. Especialista em gestão de Políticas Públicas pela UPIS /Brasília. Possui experiência na área de gestão de políticas públicas de saúde. Atuou em municípios na coordenação de programas de esporte, lazer e promoção da saúde e na direção da vigilância em saúde - epidemiológica, sanitária e ambiental - e programas de promoção da saúde no SUS. Possui experiência na área de avaliação de políticas e programas públicos. Servidora pública federal do Ministério da Saúde. Desenvolve ações de formulação, gestão, monitoramento e avaliação de programas de promoção da saúde com componentes de prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e educação.
Gilmara Apolinário Reis possui nível médio integrado ao técnico em Informática pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), 2007-2010. Discente Bolsista do PET-SAÚDE REDES DE ATENÇÃO, 2013-2014. Presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem da UFT, 2014-2015. Comissão Organizadora do projeto VER-SUS/Brasil Edição Palmas - Tocantins, jul 2015 - jan 2018. Discente Voluntária do PET -SAÚDE GraduaSUS mai-dez 2016. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em dezembro de 2016. Atuação como bolsista multiprofissional na Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP), onde colaborou na atenção primária à saúde, na gestão de políticas públicas, na educação permanente e na educação popular em saúde de jan 2017- jan 2019. Pós-graduada em Saúde Pública pela Universidade Federal do Tocantins set 2017 - set 2018. Tutora do projeto de cooperação técnica OPAS/MS/UFT intitulado "Programa Academia da Saúde: Construção de capacidades técnicas para a gestão" mai-dez 2019. Tutora do Projeto "ImunizaSUS" em 2021. Tutora do projeto "Saúde com Agente" em 2022-2023. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Tocantins desde outubro de 2020. Servidora do Ministério da Saúde, lotada no Distrito Sanitário de Saúde Indígena da Bahia em Salvador. Interesse nas áreas de Gestão de Políticas Públicas, Atenção Primária à Saúde, Saúde Coletiva e Saúde Pública.
Marta Azevedo dos Santos é graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina-SC (1990), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-SC (1997) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Sevilla-ES (2003). Professora Associada III, do quadro de professores da Universidade Federal do Tocantins, nos cursos de Enfermagem e Nutrição e do quadro permanente do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.Tem experiência na área da Psicologia, Educação, Educação e Promoção em Saúde. Avaliação de Política Pública.Desenvolvendo pesquisas na área interdisciplinar, nas linhas de Gestão e Planejamento, Avaliação de Políticas Públicas, Educação e Promoção da Saúde, Saúde do trabalhador e Educação Permanente.
Lorena Lima Magalhães possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Estácio da Bahia(2010). Atualmente é Tecnologista Júnior do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública.