Esse site utiliza cookies
A Primeira Universidade da Maturidade Indígena: Diálogos com os Anciãos de Tocantínia - Tocantins -Amazônia
Neila Barbosa Osório; Luiz Sinésio Silva Neto; Marlon Santos de Oliveira Brito (Org.)
Sinopse: O livro compartilha a importância e os desafios da primeira Universidade da Maturidade Indígena (UMA/Indígena) em Tocantínia-Tocantins-Amazônia,com resultados de pesquisas demonstrandos e doutorandos que atuam no espaço dedicado à Educação ao longo da vida de pessoas idosas indígenas (anciãos) da região.As pesquisas seguem um contexto onde as populações tradicionais enfrentam dificuldades em termos de educação, pois a UMA/Indígenas destaca como um ponto de referência que promove a educação ao longo da vida, alinhadas às práticas de saúde, bem-estar e preservação das tradições desses povos. Através de um olhar sensível e respeitoso, os pesquisadores da UMA/Indígena buscam ouvir os anciãos indígenas, reconhecendo competências e habilidades que eles carregam e sua importância para as comunidades. A publicação ainda traz relatos, experiências e dados que ilustram a realidade do atendimento a esse público, além de destacar o impacto positivo da UMA/Indígena na vida dessas pessoas idosas e nas comunidades em geral.Os autores de cada capítulo convidam a conhecer mais sobre a UMA/Indígena, umprojeto de resistência, cuidado e respeito à diversidade cultural.
Ficha Técnica
Autor/a(s) ou Organizador/a(s): | Neila Barbosa Osório; Luiz Sinésio Silva Neto; Marlon Santos de Oliveira Brito |
Ano de Publicação: | 2025 |
Área/Sub-Área: | Ciências Humanas |
Categoria: | Obra acadêmica |
Formato: | E-book |
Páginas: | 332 |
ISBN: | 978-65-5390-155-1 |
Sobre os autores/organizadores:
Neila Barbosa Osório é Coordenadora Nacional da Tecnologia Social Universidade da Maturidade (UMA); líder do grupo de pesquisa Educação Intergeracional e Altas Habilidades (GIPEEIAH). Pós-doutora em Educação (UEPA/PA); Doutora em Ciência do Movimento Humano (UFSM/RS); Mestre em Educação (UNESP/SP); Graduada em Serviço Social (UCDB/MS). Embaixadora da Paz Internacional (Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix – France); Diretora de Políticas e Projetos para Intergeracionalidade (IFLAC – Suíça). Pesquisadora de Produtividade (FAPT-TO); premiada como Pioneira em Educação de Velhos (Governo do Estado de Mato Grosso do Sul). Professora Titular na Universidade Federal do Tocantins (UFT); docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT); membro do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/Educanorte).
Luiz Sinésio Silva Neto é Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, no curso de Medicina, onde coordena as disciplinas Saúde do Idoso e Nutrologia, além de participar da Comissão de TCC. Coordena e é docente do programa "Universidade da Maturidade – UMA" na UFT. É professor efetivo dos mestrados em Ensino em Ciência e Saúde e em Saúde da Família, também na UFT. Líder do grupo de pesquisa Progero – Envelhecimento Humano. Presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – Seccional Tocantins. Membro do conselho fiscal da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia. Participa da comissão organizadora do Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular. Recebeu o título de Cidadão Tocantinense (2020).
Marlon Santos de Oliveira Brito é Pedagogo e Orientador Educacional na UFT – Câmpus de Palmas. Colaborador na Universidade da Maturidade (UMA/UFT). Doutorando em Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Educação. Pós-graduado em Educação a Distância; Educação Integral; Educação Básica; Orientação Educacional; Gestão Escolar e Ensino de Matemática. Graduado em Normal Superior, Pedagogia e Matemática. Desenvolve trabalhos e pesquisas com ênfase nos seguintes temas: orientação educacional, educação intergeracional, gestão escolar, andragogia, educação a distância, comunicação institucional, projetos socioculturais, saúde e lazer.