Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Webnário reúne comunidade acadêmica de Araguaína e Tocantinópolis para discutir Estatuto e Regimento da UFNT
    TRANSIÇÃO

    Webnário reúne comunidade acadêmica de Araguaína e Tocantinópolis para discutir Estatuto e Regimento da UFNT


    Por  polimacedo  | Publicado em 14/08/2020 - 21:40  | Atualizado em 13/05/2024 - 20:51
    Compartilhe:

    Na tarde desta sexta-feira (14), foi realizado o Webnário Construção do Estatuto e Regimento da UFNT, via Google Meet, reunindo cerca de 100 participantes dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis. Com o tema “O que é um estatuto e regimento de uma universidade”, docentes, alunos e técnicos-administrativos acompanharam as palestras dos professores Marcelo Soares da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Idelma Santiago da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

    A partir do relato de experiência sobre a construção da Estatuinte da Unifesspa, a professora Idelma Santiago apontou que o processo em torno da construção desse documento depende de elementos-chave para que se possa ter êxito. “A forma de escolha dos delegados e o papel da comunicação são elementos primordiais para se ter fôlego e chegar até o final do processo de construção de uma estatuinte”, ressaltou.

    O professor Marcelo Soares apresentou reflexões sobre a construção de uma universidade pública e destacou o papel da UFNT enquanto produtora de conhecimento científico e seu atuação junto à comunidade local. “A UFNT precisa se assumir como lugar político e social, enquanto centro de produção de ciência, de conhecimento científico e, ainda, o lugar que ocupa na sociedade. E isso, deve estar presente na base do seu estatuto”, destacou.  

    A UFNT tem até o dia 6 de janeiro de 2021 para depositar a proposta de estatuto junto ao Ministério da Educação (MEC). Para o reitor temporário, Airton Sieben, a UFNT já é uma realidade. “Estamos dando o pontapé para a formação de uma universidade que é o estatuto da UFNT. E, se quisermos algo novo, diferente e inovador, esse é o momento para o construirmos em várias mãos”, reforçou.

    Próximo Encontro

    O II Webnário Construção do Estatuto e Regimento da UFNT acontecerá no dia 19 de agosto, às 15h, via Google Meet, com o tema “Modelo de Gestão Acadêmica” e a participação dos professores Zaíra Nascimento (UFT), Ângela Maria Paiva Cruz (UFRN) e José Roberto Soares Scolforo (UFLA). O link para o evento é meet.google.com/jnt-svgp-kzo


    Tags:  Araguaína,  Tocantinópolis,  UFNT.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.