Esse site utiliza cookies
Representantes da UFT, Iphan e Prefeitura de Porto Nacional visitam espaço sede do projeto “Canteiro Modelo de Conservação do Tocantins”
No dia 7 de junho, uma equipe composta por representantes da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Prefeitura de Porto Nacional e do Projeto de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) "Canteiro Modelo de Conservação do Tocantins", juntamente com membros da empresa contratada para as obras, realizaram uma visita de reconhecimento ao local onde será instalada a futura sede do projeto, situada no Centro Histórico de Porto Nacional.
O objetivo da visita foi iniciar os trabalhos de adequação do espaço para receber as atividades do projeto, além de outros projetos e ações em benefício da comunidade local. Com isso, a sociedade portuense ganhará novos espaços para atividades culturais e educacionais, revitalizando um prédio antes abandonado.
O Canteiro Modelo de Conservação do Tocantins é um projeto de extensão da UFT, financiado pelo IPHAN em convênio com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO). O projeto, oriundo do Termo de Execução Descentralizada (TED) 03/2023, tem como objetivo promover ações de conservação do patrimônio cultural, com foco na prestação de assistência técnica à comunidade local.
Durante a visita estiveram presentes representantes importantes, incluindo:
Natália Dafne Santos Marinho (arquiteta)
Gabriela Pontes Monteiro (arquiteta)
Cejane Pacini Leal Muniz (superintendente), representando o IPHAN
Bruno Carrilho (Coordenador do Projeto) e Valéria Picanço (Pesquisadora), da UFT
Lara Ramos, representante da empresa contratada para as obras
Silvia Rivas (Engenheira), Neto Ayres, Angela Dantas (Diretora de Cultura) e Wagner Cruz (Arquiteto), representando a Prefeitura de Porto Nacional.
Com o início das obras, espera-se um avanço significativo na preservação e valorização do patrimônio cultural da região, além de proporcionar à comunidade local mais oportunidades de acesso à cultura e à educação.