Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    UFT sedia seminário com o MDS para discutir inclusão produtiva e combate à pobreza no Tocantins
    CIDADANIA

    UFT sedia seminário com o MDS para discutir inclusão produtiva e combate à pobreza no Tocantins

    Evento reúne representantes de órgãos públicos, lideranças sociais e instituições para fortalecer o acesso a políticas de combate à pobreza no estado

    Por  daniela.camargos  | Publicado em 24/06/2025 - 18:51  | Atualizado em 24/06/2025 - 19:09
    Compartilhe:

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT) sedia nesta segunda-feira, 24, o Seminário “Diálogos com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome: Construindo Caminhos para a Inclusão Produtiva e Combate à Pobreza”. O evento ocorre na Sala dos Conselhos da Reitoria, no Câmpus de Palmas, e reúne autoridades, gestores públicos, lideranças sociais e religiosas e representantes de diversas instituições para debater o acesso a políticas públicas e estratégias para superação da pobreza no estado.

    Abertura do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira, 24, ás 9h, na Reitoria da UFT, no Câmpus de Palmas (Foto: Daniela Pires)

    Organizado em parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), o Instituto de Pesquisa e Extensão de Desenvolvimento Regional do Centro Norte Brasileiro (Ipex-Regional/UFT) e os programas de pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas (Gespol/UFT) e em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UFT), o seminário tem como foco apresentar à sociedade os programas sociais disponíveis e fortalecer o diálogo entre os entes federativos para uma implementação eficaz.

    Entre os temas debatidos estão o Cadastro Único, segurança alimentar e nutricional, habitação, inclusão socioeconômica, renda de cidadania, assistência social e a tarifa social de energia elétrica. Técnicos do MDS, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Caixa Econômica Federal compõe a equipe de palestrantes.

    O Secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton de Farias, que representou o Ministro Wellington Dias, ressaltou que o Tocantins não poderia ficar de fora desta agenda nacional:

    “Aqui é a oportunidade de levar o conhecimento às lideranças e às comunidades, o conhecimento detalhado dos programas sociais do governo. As pessoas vão entender como acessar a tarifa reduzida de energia, o Bolsa Família, o Programa Acredita no Primeiro Passo, uma grande novidade do governo federal e o Programa de Aquisição de Alimentos. Todos os programas serão debatidos para que as lideranças aqui possam replicar para as comunidades onde estão inseridas”, explicou.

    Coordenando a organização local do evento, a professora Juliana Melo, do PPGDR da UFT, enfatizou o contraste vivido pelo estado:

    “O Tocantins, ao mesmo tempo em que apresenta taxas de crescimento expressivas, também tem cerca de 60% da população vivendo abaixo da linha da pobreza. Em regiões como o Bico do Papagaio e o Jalapão, esse índice pode chegar a 90% de pessoas cadastradas no Cadastro Único”, destacou.

    A professora ainda reforçou a importância do evento como espaço de articulação e escuta:

    “Existem políticas públicas sediadas no MDS e em outros ministérios que podem e devem ser acessadas por essa população. Para isso, é preciso diálogo entre governo federal, estados e municípios. Este seminário é uma oportunidade de pensar como otimizar essas políticas nos territórios, onde elas de fato precisam se concretizar em melhorias reais para a população. A gente precisa distribuir a renda e a gente precisa realmente reduzir a pobreza e a extrema pobreza no nosso estado", concluiu.

    Representando o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, o Secretário Executivo da Ação Social, Amilson Rodrigues, participou do evento e destacou a relevância do diálogo entre diferentes setores da sociedade. “Este é um espaço que promove a troca de conhecimento entre gestores e atores sociais, fundamental para avançarmos na construção de soluções efetivas para os problemas sociais”, afirmou.


    Tags:  Gespol,  Palmas,  PPGDR,  Ipex,  MDS,  Seminário.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.