Esse site utiliza cookies
UFT registra seu primeiro Desenho Industrial
Imagina quando um produto se destaca por sua aparência — seja pela combinação de formas, linhas, cores, texturas ou pela estética que o torna único — ele pode receber a proteção de Desenho Industrial. Diferente de uma patente, que protege o funcionamento, aqui o foco está no visual e em como ele se apresenta ao mundo.
A Universidade Federal do Tocantins acaba de conquistar o seu primeiro registro nessa categoria: o “Jogo de Tabuleiro de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia”. Desenvolvido por Marcelo Mendonça, com orientação da professora Marli Terezinha Vieira, o projeto foi criado no âmbito do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profinit) e registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) sob o número BR 30 2025 005016-2.
A criação tem como diferencial seu design tridimensional autoral: um tabuleiro em formato poligonal, peças e peões exclusivos que representam diferentes tipos de propriedade intelectual e cartas ilustradas que simulam cenários reais de inovação e transferência de tecnologia. Tudo pensado para transformar conteúdo técnico em uma experiência lúdica de aprendizagem.
Para Marcelo Mendonça, a conquista reforça o poder do brincar como caminho para ensinar: “Registrar um produto como este não apenas expõe a importância e o potencial de se trabalhar o conhecimento a partir do lúdico, como também mostra que é possível transformar densos assuntos teóricos em prazerosos aprendizados sobre qualquer tema do conhecimento humano”.
Na visão da orientadora, a proteção fortalece o papel da UFT como ambiente de criação aplicada: “O registro assegura a originalidade e valoriza o jogo como produto inovador desenvolvido na universidade, reforçando a imagem institucional como espaço de criação e pesquisa aplicada. O impacto educacional também é significativo, ao aproximar o ensino da realidade do mercado”.
A Diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia (DITT/Inovato), Claudia Auler, destaca o avanço que o registro representa: “O registro de um jogo educativo como Desenho Industrial mostra que inovação também é design, é didática e é cultura. Representa a criatividade aplicada ao ensino e ao fortalecimento da mentalidade de inovação.
O portfólio de Desenhos Industriais da UFT pode ser acessado na Vitrine Tecnológica através do link: https://www.uft.edu.br/inovacao/desenho-industrial. (Com informações da Inovato)