Esse site utiliza cookies
UFT reforça orientação: participação no Exato não garante inscrição no PS Exato; candidato precisa se inscrever para concorrer às vagas de 2026/1
A UFT reforça a orientação aos candidatos que participaram do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato): realizar a prova não significa estar inscrito no Processo Seletivo (PS Exato). Para concorrer a uma das 726 vagas ofertadas para os cursos de graduação em 2026/1, o candidato precisa obrigatoriamente realizar uma nova inscrição no PS Exato, utilizando sua nota obtida no exame.
O alerta foi emitido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) após a publicação do Edital de Abertura do PSExato 2026/1, que solicita ampla divulgação para garantir que todos os participantes do Exato compreendam essa diferença fundamental. Segundo a Prograd, muitos candidatos acreditam que a participação no Exame já garante automaticamente a concorrência às vagas, o que não é verdade.
As inscrições devem ser realizadas entre 10h de 20 de novembro e 20h de 8 de dezembro de 2025, exclusivamente pelo Sistema de Ingresso na Graduação (Sigrad): https://sistemas.uft.edu.br/sigrad/inscricao
Para participar, é necessário ter feito pelo menos uma edição do Exato (2024 ou 2025, 1ª ou 2ª edição) e ter obtido nota acima de zero na redação. A nota do exame será utilizada como critério de classificação no PS Exato.
A Coordenação de Desenvolvimento Estratégico (Copese), reforça:
“Fazer o Exato é uma etapa. Concorrer às vagas é outra. O candidato que realizou a prova precisa se inscrever no PS Exato para participar da seleção.”
O edital completo, modelos de documentos e todas as informações oficiais estão disponíveis na página do PS Exato 2026/1. Dúvidas podem ser encaminhadas para o telefone (63) 99216-1176.