Esse site utiliza cookies
UFT recebe docentes de faculdades de Comunicação de 11 países para debater ecossistemas de inovação, comunicação e democracia na América Latina
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) sediou, entre os dias 6 e 8 de outubro, o XX Encontro da Federação das Faculdades de Comunicação da América Latina (Felafacs), no Câmpus de Palmas. O evento reuniu docentes e pesquisadores de 11 países para debater os ecossistemas de inovação, comunicação e democracia na América Latina, com o objetivo de fortalecer o diálogo acadêmico e promover a integração entre instituições de ensino e pesquisa da região.
A Felafacs é uma organização acadêmica internacional que reúne mais de 200 faculdades e escolas de comunicação de 15 países da Iberoamérica, com a missão de fortalecer a formação, a pesquisa, a extensão e o diálogo acadêmico no campo da comunicação, com enfoque crítico, plural e comprometido com o desenvolvimento latino-americano.
Na cerimônia de abertura, participaram o presidente da Felafacs, professor Rafael González, vinculado à Universidade de Tolima (Colômbia); a reitora da UFT, professora Maria Santana; a professora Cynthia Miranda, representante do Comitê de Assessoramento de Artes, Ciência da Informação, Comunicação e Museologia do CNPq; e o professor Moisés Arantes, diretor do Câmpus de Palmas.
Ao longo do evento, foram realizadas palestras, apresentações de pesquisas em grupos de trabalho e reuniões voltadas à construção de parcerias acadêmicas e institucionais. Representantes do Brasil, Costa Rica, Chile, Colômbia, Guatemala, República Dominicana, México, Estados Unidos, Equador, Peru e Bolívia estiveram presentes, colocando a UFT na rota de importantes eventos internacionais da área.
Segundo o professor Gilson Porto, coordenador geral do evento, diretor regional da Felafacs no Brasil e coordenador do Núcleo OPAJE, o encontro abriu espaços para reflexões essenciais sobre democracia, ciência de qualidade e preservação da memória das comunidades latino-americanas. “Com a finalização do evento, o Núcleo OPAJE sai fortalecido em parcerias estratégicas com a Felafacs, Alaic, Clacso, SembraMedia e Ciespal, organizações consolidadas nos estudos e pesquisas em comunicação na América Latina”, afirmou.
O professor Rafael González destacou que esta foi a primeira vez que o encontro da Felafacs foi realizado no Brasil. “Chegar ao Tocantins é um passo decisivo no propósito de descentralizar a federação, fortalecer a colaboração entre nossas faculdades e aprender com as valiosas experiências que o Brasil nos proporcionou, para seguir construindo juntos uma comunicação latino-americana mais integrada e solidária”, afirmou.
A professora Nazira Castillo, da Universidade Latina da Costa Rica, também avaliou positivamente a experiência. “O congresso na UFT representa uma oportunidade inestimável de diálogo e aprendizado compartilhado, que, além de fortalecer nossos laços, amplia o olhar latino-americano sobre os desafios contemporâneos da comunicação.”
Para a professora Cynthia Miranda (PPGCOM/CNPq), o evento fortalece a internacionalização da UFT e favorece colaborações futuras entre os participantes. “São poucas as linhas de financiamento para internacionalização ofertadas às universidades da Região Norte, e eventos como esse rompem as barreiras das disparidades regionais na Ciência e Tecnologia”, destacou.
Durante a programação, a delegação internacional foi recebida pelo vice-reitor Marcelo Leineker, para discutir possibilidades de cooperação institucional e o fortalecimento da Felafacs no Brasil. Na ocasião, também foi plantada uma árvore próximo ao Cuica, como marco simbólico do XX Felafacs realizado na UFT.
O encontro foi encerrado com a “Carta de Palmas”, documento em que as(os) congressistas reafirmam a defesa da democracia, da comunicação pública, da liberdade jornalística e da formação ética e crítica em comunicação na América Latina.