Esse site utiliza cookies
UFT recebe 2º TocantinsTech, evento que reúne especialistas em inovação e inteligência artificial
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) participa da 2ª edição do TocantinsTech, evento que reúne profissionais de tecnologia, gestores públicos, pesquisadores e estudantes para discutir temas ligados à inovação, inteligência artificial e cibersegurança. A programação ocorre entre os dias 29 e 31 de outubro, em Palmas, com atividades no Ministério Público do Tocantins (MPTO) e na Reitoria da UFT.
Promovido pela Associação Tocantinense de Servidores Públicos de Tecnologia da Informação e Comunicação (AsticTO), o evento conta com o apoio da UFT e do MPTO, além de parcerias com instituições públicas e privadas ligadas à área de tecnologia.
Com o tema “Inteligência Artificial aplicada a Sistemas Corporativos e Cibersegurança”, o TocantinsTech busca discutir o uso prático da IA na gestão pública e no setor privado. Segundo o presidente da AsticTO, Leonardo Barcelos, o objetivo é mostrar resultados reais do uso da tecnologia. “Nosso foco principal é colocar essa inteligência artificial na prática, mostrando cases, resultados no dia a dia e empresas que já atuam com ela e têm ganho de desempenho. A gente quer apresentar, na prática, o que é a inteligência artificial”, afirmou.
O TocantinsTech vem ganhando força e se consolidando como um dos principais espaços de debate sobre tecnologia no estado. Para Leonardo Barcelos, o evento tem como objetivo difundir o conhecimento e fomentar novas ideias, soluções e produtos, tanto para o setor público quanto para o privado.
“No primeiro ano esperávamos 150 pessoas e recebemos 350. Este ano ampliamos o formato e já contamos com 900 inscritos, com atividades distribuídas em três dias. Isso mostra que havia uma necessidade de um espaço como este no estado”, destacou.
A realização de parte da programação na UFT reforça o papel da Universidade como espaço de inovação e integração com a sociedade. Para a pró-reitora de Informação e Tecnologia (Protic), Olivia Tozzi, o apoio da instituição ao evento representa o compromisso da Universidade com o desenvolvimento tecnológico e regional.
“O papel do apoio da UFT no TocantinsTech não é apenas uma obrigação, mas é parte da missão da universidade. E para nós, da Protic, apoiar e sediar um evento como esse é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que estamos abrindo as portas da universidade para a sociedade e para o mercado de TI, também trazemos para dentro da nossa Universidade o que há de melhor e mais atual em debates sobre tecnologia e gestão. É a materialização do compromisso da universidade com a extensão universitária e com o desenvolvimento regional também”, destacou Olivia Tozzi.
Entre os participantes, estudantes da UFT destacaram a importância de ter um evento dessa dimensão dentro do campus. Para Flávio Sales, acadêmico do curso de Ciência da Computação, a programação proporcionou uma visão mais ampla sobre o mercado e as oportunidades na área de tecnologia.
“Gostei do evento, está me ensinando bastante coisas. As palestras passam uma visão de mercado, de como entrar, aprender e até empreender na área de análise de dados, desenvolvimento e big data”, comentou o estudante.
Para os organizadores, o TocantinsTech representa um passo importante na consolidação de um rede de inovação no estado, unindo governo, universidade e iniciativa privada. A expectativa é que o evento continue crescendo e se torne uma referência na região Norte, promovendo o desenvolvimento tecnológico e econômico do Tocantins.