Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    UFT realiza primeira transferência de tecnologia para o setor produtivo
    INOVAÇÃO

    UFT realiza primeira transferência de tecnologia para o setor produtivo

    Em parceria inédita, a UFT disponibiliza tecnologia microbiana para produção de bioinsumos

    Por  arthur.quixabeira e | Edição: Virgínia Magrin  | Publicado em 11/06/2025 - 20:34  | Atualizado em 13/06/2025 - 13:06
    Compartilhe:

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT) acaba de registrar um marco na sua trajetória de inovação: pela primeira vez, realiza a transferência de uma tecnologia microbiana para o setor produtivo. Trata-se da estirpe Bacillus subtilis UFT-Bs01, um microrganismo de interesse agrícola isolado pelo professor Dr. Aloísio Freitas Chagas Júnior, do curso de Agronomia do Câmpus de Gurupi, e agora licenciado ao Instituto Ambiental Base, organização privada sem fins lucrativos com sede em Tangará da Serra (MT).

    A tecnologia foi transferida a título oneroso e sem exclusividade, incluindo o know-how associado ao desenvolvimento, formulação e aplicação do microrganismo, cujas propriedades são comprovadas como promotor de crescimento vegetal e de controle biológico de patógenos em diversas culturas.

    “A transferência desta tecnologia representa um marco importante para nós, pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins, especialmente para a região onde atuamos. Trata-se do resultado de muitos anos de trabalho dedicado ao isolamento e à seleção de microrganismos, em especial o Bacillus subtilis, utilizado tanto no controle de patógenos quanto como promotor de crescimento vegetal em diversas culturas. Agradeço à equipe da Inovato, que conduziu todo o processo com competência e compromisso com a valorização do nosso trabalho,”, destacou o professor Aloísio Freitas.

    O licenciamento viabiliza a aplicação da tecnologia em soluções biológicas ofertadas pelo Instituto Ambiental Base a produtores da agricultura familiar e empresarial, com foco na sustentabilidade e na redução da dependência de insumos químicos.

    Segundo a diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFT, professora Dra. Claudia Cristina Auler do Amaral Santos, a ação representa um avanço concreto na política institucional de inovação: “Esse primeiro licenciamento representa um marco estratégico para a UFT no fortalecimento de sua política de inovação. Demonstra nossa capacidade institucional de gerar conhecimento científico e tecnológico com aplicabilidade concreta, de forma a atender demandas reais da sociedade.”

    Para o Instituto Ambiental Base, a parceria com a UFT é uma oportunidade de ampliar a capacidade de inovação e beneficiar diretamente produtores e parceiros: “Celebramos com grande satisfação a parceria de transferência de tecnologia firmada com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Acreditamos que essa colaboração contribuirá de forma significativa para o fortalecimento de nossas atividades, ampliando nosso alcance e capacidade de inovação. Nosso compromisso é atender produtores e parceiros associados com soluções tecnológicas que promovam a sustentabilidade no agronegócio. Estamos certos de que esta iniciativa resultará em benefícios mútuos, promovendo um ambiente colaborativo de desenvolvimento técnico e científico. Agradecemos à UFT pela oportunidade e reafirmamos nosso empenho em consolidar essa parceria, sempre com foco na construção de um agronegócio mais inovador, eficiente e sustentável,”, afirmou Cesar Augusto da Cunha, presidente do Instituto Ambiental Base.

    Sobre a Inovato

    A Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (DITT) da Inovato é a responsável por viabilizar as transferências de tecnologias desenvolvidas na UFT. A DITT atua desde a articulação com as empresas parceiras até a elaboração e formalização do contrato, a fim de garantir segurança jurídica, valorização do conhecimento gerado na universidade e alinhamento com a política institucional de inovação. Esse trabalho demonstra a importância do suporte institucional na transformação de pesquisas acadêmicas em soluções concretas para o setor produtivo.

    Foto: Banco de Imagens Canva


    Tags:  Campus de Gurupi,  InovaTO,  Propesq,  Reitoria,  Releases.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.