Esse site utiliza cookies
UFT realiza formação com educadores de Ipueiras sobre história e geografia locais
Os professores da rede pública de Ipueiras (TO) participaram, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, de uma formação continuada com foco na valorização do ensino geo-histórico do município. A ação foi realizada por professores, mestrandos e graduandos em Geografia de Porto Nacional, vinculados ao Laboratório de Estudos Geo-Territoriais (LEGET/UFT, Porto Nacional), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ipueiras.
O propósito da formação consistiu em aprofundar o conhecimento dos educadores sobre a Geografia e a História locais, incentivando práticas pedagógicas que conectem o conteúdo curricular à realidade do município e de seus estudantes. Com esse objetivo, o evento foi precedido por uma etapa de coleta de dados e estudos em laboratório, que resultaram na elaboração do Caderno Geo-Histórico de Ipueiras, um material didático desenvolvido para apoiar os professores em sala de aula.
Durante os dois dias de atividades, os participantes se envolveram em diversas dinâmicas, incluindo estudos sobre a história local, mapeamento do território e uma aula de campo em Ipueiras Velha (primeira sede da comunidade, destruída pela enchente de 1980). A programação também contou com oficinas para a elaboração de projetos de pesquisa a serem aplicados nas escolas municipais, tendo como base as informações históricas e geográficas do município.
Para Jefferson da Silva Barbosa, mestrando pela UFT e um dos colaboradores do LEGET, “as atividades ocorreram em um ambiente marcado pelo diálogo, escuta ativa e construção coletiva de saberes. Essa formação foi pensada para ouvir os professores, acolher suas vivências e, ao mesmo tempo, provocar reflexões sobre o ensino da história local. O papel do educador vai muito além da sala de aula: ele é agente de transformação social”, destacou.
Além do aprimoramento técnico, a formação proporcionou momentos de integração e troca de experiências entre os professores, fortalecendo vínculos profissionais e evidenciando a importância de relacionar os conteúdos ensinados com a realidade local.
O evento também marcou o retorno das atividades letivas para os docentes da rede municipal de Ipueiras, que agora contam com um novo recurso pedagógico para enriquecer o ensino: o Caderno Geo-Histórico de Ipueiras.