Esse site utiliza cookies
UFT participa de reunião nacional do ProfÁgua na UNESP, em São Paulo
Nos dias 23 e 24 de junho de 2025, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) marcou presença na reunião nacional de alinhamento do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), mestrado profissional em rede presente em 26 estados do Brasil. O evento, realizado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São Paulo, reuniu coordenadores e representantes das instituições parceiras para discutir estratégias de fortalecimento e planejamento da rede para o quadriênio 2025-2028.
O ProfÁgua é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem como objetivo oferecer formação em recursos hídricos e saneamento ambiental. A rede atua em diferentes áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), promovendo a integração entre ensino, pesquisa e mercado de trabalho.
Representando a UFT, estiveram presentes a coordenadora do ProfÁgua na instituição, professora Elineide Marques, a vice-coordenadora Maria Cristina Bueno Coelho, e a diretora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), professora Kellen Lagares.
Em sua fala, a professora Kellen destacou a importância do evento para a UFT:
“Está sendo extremamente importante a participação da Propesq neste evento. Estamos no início do novo quadriênio de avaliação da Capes (ciclo 2025-2028) e esta reunião de alinhamento é fundamental para traçarmos estratégias internas de governança alinhadas às novas diretrizes gerais de avaliação da Capes, bem como às especificidades de cada área. A rede ProfÁgua está inserida na área 49 de avaliação. Hoje, a UFT está presente em 23 áreas de avaliação da Capes, num universo de 50. É importante, enquanto pró-reitoria, estarmos familiarizados e nos apropriarmos das especificidades de cada área para que possamos traçar estratégias dentro do planejamento institucional, a partir das especificidades de nossos Programas de Pós-Graduação, com vistas a melhorar a qualidade da pós-graduação da UFT”, destacou a diretora de pós-graduação.
A reunião de alinhamento do ProfÁgua teve como objetivos a elaboração de estratégias para fortalecer a rede, o alinhamento do planejamento estratégico, autoavaliação, estabelecimento de metas, definição de planos de ação, discussão de projetos integradores, além da identificação de áreas prioritárias de atuação e demandas do mercado. Outro ponto importante do encontro foi a proposta de criação e estruturação de uma plataforma para divulgação dos produtos acadêmicos e científicos da rede ProfÁgua.