Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    UFT participa de reunião nacional do ProfÁgua na UNESP, em São Paulo
    ALINHAMENTO

    UFT participa de reunião nacional do ProfÁgua na UNESP, em São Paulo

    Evento reúne representantes de 26 estados para fortalecer a rede de mestrado profissional em recursos hídricos e definir estratégias para o quadriênio 2025-2028

    Por  daniela.camargos  | Publicado em 23/06/2025 - 19:48  | Atualizado em 23/06/2025 - 20:06
    Compartilhe:

    Nos dias 23 e 24 de junho de 2025, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) marcou presença na reunião nacional de alinhamento do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), mestrado profissional em rede presente em 26 estados do Brasil. O evento, realizado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São Paulo, reuniu coordenadores e representantes das instituições parceiras para discutir estratégias de fortalecimento e planejamento da rede para o quadriênio 2025-2028.

    O ProfÁgua é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem como objetivo oferecer formação em recursos hídricos e saneamento ambiental. A rede atua em diferentes áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), promovendo a integração entre ensino, pesquisa e mercado de trabalho.

    Representando a UFT, estiveram presentes a coordenadora do ProfÁgua na instituição, professora Elineide Marques, a vice-coordenadora Maria Cristina Bueno Coelho, e a diretora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), professora Kellen Lagares.

    Da esquerda para a direita: diretora de Pós-Graduação da UFT, professora Kellen Lagares; coordenadora do ProfÁgua na UFT, professora Elineide Marques; e vice-coordenadora do programa, professora Maria Cristina Bueno Coelho, durante evento de alinhamento em São Paulo (Foto: Divulgação)

    Em sua fala, a professora Kellen destacou a importância do evento para a UFT:

    “Está sendo extremamente importante a participação da Propesq neste evento. Estamos no início do novo quadriênio de avaliação da Capes (ciclo 2025-2028) e esta reunião de alinhamento é fundamental para traçarmos estratégias internas de governança alinhadas às novas diretrizes gerais de avaliação da Capes, bem como às especificidades de cada área. A rede ProfÁgua está inserida na área 49 de avaliação. Hoje, a UFT está presente em 23 áreas de avaliação da Capes, num universo de 50. É importante, enquanto pró-reitoria, estarmos familiarizados e nos apropriarmos das especificidades de cada área para que possamos traçar estratégias dentro do planejamento institucional, a partir das especificidades de nossos Programas de Pós-Graduação, com vistas a melhorar a qualidade da pós-graduação da UFT”, destacou a diretora de pós-graduação.

    A reunião de alinhamento do ProfÁgua teve como objetivos a elaboração de estratégias para fortalecer a rede, o alinhamento do planejamento estratégico, autoavaliação, estabelecimento de metas, definição de planos de ação, discussão de projetos integradores, além da identificação de áreas prioritárias de atuação e demandas do mercado. Outro ponto importante do encontro foi a proposta de criação e estruturação de uma plataforma para divulgação dos produtos acadêmicos e científicos da rede ProfÁgua.


    Tags:  ProfÁgua,  Propesq,  UNESP,  Palmas,  Pós-graduação,  Mestrado Profissional em Rede em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.