Esse site utiliza cookies
UFT participa de evento do TCU sobre evoluções na Prestação de Contas Anuais
O chefe da Unidade de Auditoria Interna (Audin) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dilson Pereira, participou no dia 7 de outubro do evento Prestação de Contas Anuais – 2025, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF). Realizado no auditório do Instituto Serzedelo Corrêa, o encontro reuniu representantes de diversos órgãos da administração pública federal para discutir as evoluções no modelo de prestação de contas, especialmente na elaboração do Relatório de Gestão em formato de Relato Integrado.
O evento teve como objetivo divulgar as atualizações e boas práticas adotadas na prestação de contas, além de apresentar o novo Guia de Prestação de Contas Anual, que agora está disponível em dois formatos — hotsite e PDF. O guia traz recursos interativos, como glossário integrado, para facilitar o acesso e a compreensão de gestores, auditores e cidadãos sobre os processos de accountability no setor público.
Entre as novidades apresentadas, o TCU anunciou o desenvolvimento de uma ferramenta de autoavaliação baseada em inteligência artificial, que promete agilizar e padronizar as análises de prestação de contas. A inovação deve impactar diretamente o trabalho das auditorias internas das universidades federais, responsáveis por emitir o Parecer Sobre a Prestação de Contas de cada instituição, conforme estabelece a Instrução Normativa nº 05/2021 da Controladoria-Geral da União (CGU).
Segundo o chefe da Audin-UFT, Dilson Pereira, a participação no evento foi essencial para o alinhamento às novas orientações e aprimoramento técnico das equipes envolvidas.
“O documento de prestação de contas anual, nomeado Relatório de Gestão sob o modelo de Relato Integrado, é o documento de regularidade de contas mais importante emitido pela UFT, pois reúne todos os recursos, processos, atividades e resultados alcançados pela instituição em um ano”, explica.
“Participar do evento reforça o compromisso da Audin com o aperfeiçoamento contínuo, buscando sempre colaborar para a melhoria dos controles internos, da gestão de riscos e da governança institucional, com transparência e efetividade”, completa.
O evento também destacou a inclusão de novas orientações sobre sustentabilidade, que ganhará um espaço de maior relevância nos relatórios a partir do ano-base 2025. Além disso, foram apresentados dados que demonstram melhoria significativa na aderência dos órgãos públicos ao modelo de Relato Integrado, considerado uma referência internacional de transparência e clareza das informações. O Brasil, segundo o TCU, é o primeiro país do mundo a adotar esse modelo de forma integral na administração pública federal.
Com base nas informações apresentadas durante o evento, a Audin-UFT já iniciou articulações com a Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap) para repassar as novas diretrizes e auxiliar a comissão responsável pela elaboração do Relatório de Gestão 2025. A iniciativa visa fortalecer o processo de prestação de contas da UFT e reafirmar o compromisso da instituição com a governança pública e a transparência na aplicação dos recursos.