Esse site utiliza cookies
UFT implementa novo sistema de gestão de contratos
Continuando os trabalhos em conjunto realizados pela Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proad) e pela Pró-reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap), na manhã desta sexta-feira, 24 de janeiro, os pró-reitores das respectivas pastas, Carlos Alberto de Araújo Júnior e Eduardo Andrea Lemus Erasmo, reuniram-se para debater sobre o planejamento do ano para a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Entre as pautas principais do encontro, estava a apresentação do Instrumento de Governança das Contratações, sistema que atende solicitações do Tribunal de Contas da União (TCU) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025 da Universidade.
Apresentados pelo pró-reitor da Proad durante a reunião, os Instrumentos de Governança das Contratações, o Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) e o Plano de Contratações Anual (PCA) foram elaborados com base no PDI/UFT. O primeiro tem como objetivo desenvolver estratégias para as contratações, avaliando suas dimensões econômica, social, ambiental e cultural. Essas diretrizes também serão incorporadas ao PCA, que consolidará as demandas de compras da UFT e subsidiará a elaboração do Plano de Distribuição Orçamentária (PDO), essencial para a efetivação dessas aquisições. Além disso, a Pró-reitoria adota a Gestão de Riscos, com a elaboração de um relatório de riscos das contratações, considerando a possível não efetivação de itens previstos no Plano de Contratações Anual (PCA).
Toda essa dinâmica de governança é conduzida pelo Comitê de Direção e Monitoramento das Contratações, responsável por monitorar, dirigir e avaliar as contratações da UFT. E, para o pró-reitor de Administração e Finanças, Carlos Alberto de Araújo Júnior, esses Planos são importantes para o sucesso da Universidade. “Como o intuito é alcançar os objetivos institucionais estabelecidos, se torna essencial avaliar, direcionar e monitorar as contratações da universidade, por meio de objetivos, indicadores e metas, os quais são materializados com os instrumentos de governança das contratações, por isso sua importância”, disse ele.
A implementação deste novo sistema de gestão de contratos representa um passo significativo para a UFT na otimização de seus recursos e na melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Além disso, atende a uma das demandas prioritárias do PDI 2021-2025, um projeto desenvolvido em parceria com os gestores e o público discente, com o objetivo de promover melhorias em toda a Universidade. Essas melhorias já começaram a ser aplicadas no primeiro semestre de 2025, gerando impactos imediatos.