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    UFT forma a primeira mulher trans doutora em educação
    CONQUISTA

    UFT forma a primeira mulher trans doutora em educação

    Jéssika Villalon é doutora pelo Programa de Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA UFPA/UFT)

    Por  Daniel dos Santos (Com informações de Damião Rocha)  | Publicado em 09/06/2025 - 14:10  | Atualizado em 13/06/2025 - 13:07
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    Jéssika Villalon é a primeira mulher trans a conquistar o doutorado em Educação pela UFT. A professora da rede municipal de educação de Palmas defendeu sua tese de doutoramento intitulada “Por uma pedagogia (Trans)formadora e de (re)existência das 'pessoas T' na escola e na Universidade da/na Amazônia tocantinense", em 6 de junho. Jéssika foi orientada pelo professor e doutor Damião Rocha, no Programa de Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA UFPA/UFT), na Linha de pesquisa: Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo na Amazônia.

    dois homens e duas mulheres negras posando para foto lado a lado
    Da direita para a esquerda: Jéssika Vilallon, Dr. Damião Rocha UFT, a pró-reitora Maria Santana UFT, Dr. Ruhena Kelber UFT (Foto: Acervo pessoal)

    Para a avaliadora externa, Dra. Lucélia Bassalo (PPGE/UEPA), “a Tese é original, possui relevância, pertinência, coerência e fundamentação teórica e de método, com pesquisa com/das pessoas travestis, transexuais, transgênero, que são dissidentes e estão fora das normas de gênero, questionando as relações de poder, o instituído, a cisheteronormatividade ao se dirigir ao movimento, aos afetos (incertezas, medos, perdas, desilusões, conquistas, estratégias de vida que existe), uma Tese que vislumbra que pessoas transgênero tenham seus direitos de acesso e permanência na escola e na Universidade, aprendizagem com qualidade, com tranquilidade, em paz, respeito e afeto, garantidos”.

    O orientador, prof. Damião Rocha, destaca que “a Tese tensiona o currículo disciplinar escolar e acadêmico para que se faça justiça curricular à diversidade sexual e de gênero, no momento em que as pesquisas revelam as violências, a homotransfobia cordial e institucional praticados contra as mulheres trans, meninos e homens trans na escola e na Universidade; por outro lado, uma professora mulher Trans conseguir concluir seu doutoramento na Universidade pública, é uma conquista histórica e de reparação social para com as pessoas LGBTI+”.

    A banca de avaliação da Tese foi formada pelos professores:  Dr. José Damião Trindade Rocha – PGEDA/UFT [Orientador/Presidente da Banca]; Dr.ª Lucélia de Moraes Braga Bassalo - PPGE/UEPA [Membro Externo]; Dr. Marcio de Oliveira – PPGE/UFAM [Membro Externo]; Dr. Francisco Thiago Silva - PPGEMP/UNB [Membro Externo]; Dr. Ruhena Kelber Abrão Ferreira – PGEDA/UFT [Membro Interno]; Dr. João Luiz da Costa Barros – PGEDA/UFAM [Membro Interno – Suplente]; Dr.ª. Jocyléia Santana dos Santos – PGEDA/UFT [Membro Interno – Suplente].

    O Doutorado em Educação na Amazônia é um programa que articula pesquisadores vinculados as IES amazônicas (UEA, UFAM, UFPA, UNIR, UFRR, UFAC, UNIFAP, UFOPA e UFT), que formam a rede Educanorte.



    Tags:  PGEDA,  Palmas,  Pesquisa,  Releases.  
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