Esse site utiliza cookies
UFT e Secult firmam parceria para preservar o patrimônio cultural imaterial do Tocantins
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Curso de Licenciatura em Teatro, firmou uma importante parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) do Tocantins. O objetivo da parceria é fomentar pesquisas e estudos voltados ao patrimônio cultural e imaterial do estado.
Como parte dessa colaboração, serão desenvolvidos dois projetos principais. O primeiro projeto visa ao mapeamento da produção de cachaça artesanal na região Sudeste do Tocantins, valorizando a tradição e o saber local. O segundo projeto se dedicará à elaboração de um dossiê sobre as Taieiras e os Congos, manifestações culturais de grande relevância na Festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada em Monte do Carmo.
O projeto de mapeamento da produção de cachaça artesanal na região Sudeste do Tocantins é coordenado pela professora Adriana dos Reis Martins e o dossiê sobre as Taieiras e os Congos é coordenado pela professora Noeci Carvalho.
Essa iniciativa busca não apenas documentar e preservar essas tradições, mas também reforçar a identidade cultural do Tocantins, promovendo a valorização e o reconhecimento do patrimônio imaterial da região.
A coordenadora do curso de Teatro, Adriana dos Reis Martins, explica que as parcerias interinstitucionais são de grande importância. "Pois não apenas enriquecem a construção de diálogos, mas também abrem portas para projetos e iniciativas de inclusão social. Através da produção de conhecimentos sobre as dinâmicas culturais do Tocantins, essas ações visam fortalecer as identidades regionais, protegendo e valorizando o rico e diverso Patrimônio Cultural brasileiro presente neste território".