Esse site utiliza cookies
UFT divulga os vencedores do IV Prêmio de Extensão Universitária
Nesta quinta-feira (24), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), anunciou o resultado final do IV Prêmio de Extensão Universitária. O prêmio tem como objetivo reconhecer as ações de extensão mais relevantes desenvolvidas pela comunidade acadêmica da UFT, entre os anos de 2023 e 2024. Com foco em valorizar o impacto social das iniciativas, a premiação celebra o esforço dos extensionistas que promovem transformações dentro e fora do ambiente universitário.
Os critérios de avaliação dos projetos foram definidos de acordo com as diretrizes da extensão universitária: impacto e transformação social, interação dialógica, indissociabilidade e interdisciplinaridade. Além disso, as propostas deveriam estar alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e incluir um produto de extensão, como publicações em revistas, artigos científicos, patentes, anais, ou outros produtos desenvolvidos durante a execução da proposta.
Ao todo, 18 projetos se inscreveram no edital, dos quais cinco foram selecionados para a premiação final. Os projetos vencedores se destacaram por suas contribuições inovadoras e os impactos positivos gerados em diversas áreas, como educação, sustentabilidade e inclusão social. As ações premiadas são:
Instalação de horta pedagógica com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e ervas aromáticas da periferia do município de Gurupi/TO – Projeto desenvolvido em uma escola pública de Gurupi-TO, com o objetivo de promover a conscientização alimentar e a sustentabilidade. A iniciativa estimula a aprendizagem de diversas disciplinas de forma lúdica e prática, conectando os estudantes com a natureza e incentivando hábitos alimentares saudáveis.
Pibex EAD 2023 - Reciclar para Incluir – Iniciativa que estimula a inclusão social por meio da reciclagem, reforçando a importância do desenvolvimento sustentável. O projeto oferece atividades lúdicas sobre reciclagem para alunos da Associação de Pais e Amigos (APAE) de Gurupi.
Água Limpa: Saneamento Ambiental no Assentamento Vale Verde do município de Gurupi/TO – Projeto que promove ações de educação ambiental voltadas para a qualidade da água de consumo humano. A iniciativa tem como protagonistas jovens estudantes da educação básica dos municípios tocantinenses de Figueirópolis, Gurupi e Peixe.
Atividades de ensino e experimentos práticos na área de engenharia elétrica e física em escolas da rede pública de ensino na cidade de Palmas/TO – Ação que promove o ensino teórico e prático em escolas públicas, focando em telecomunicações, sistemas elétricos de potência, eletrônica e sistemas de controle. O projeto visa aproximar os alunos das aplicações práticas dos fenômenos e teorias estudados em física, matemática e química.
Salvando Vidas 2024 – Projeto de impacto social que oferece serviços essenciais de saúde para comunidades vulneráveis. Além disso, capacita o público sem formação específica em primeiros socorros e prevenção de emergências, ensinando técnicas como controle de hemorragias, reanimação cardiopulmonar (RCP), e como agir em casos de infarto e AVC.
Os vencedores serão homenageados durante a cerimônia de premiação, que ocorrerá no próximo dia 29 de outubro, no Centro Universitário Integrado de Cultura e Arte (Cuica), em Palmas. Além do troféu de reconhecimento público, as equipes receberão um certificado de honra ao mérito. Cada ação premiada também será contemplada com um apoio financeiro de até R$ 2.000,00, destinado a despesas de diárias e passagens em 2025.