Esse site utiliza cookies
Unidade Embrapii na UFT avança para fomentar inovação e parcerias no Tocantins
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) deu um passo importante para a inovação tecnológica no estado com a criação de uma unidade Embrapii, dedicada à pesquisa e desenvolvimento em bioindústria e bioinsumos. A unidade, aprovada recentemente, terá como principal objetivo promover a colaboração entre a universidade e o setor empresarial, viabilizando projetos de inovação, produtos patenteados e captação de recursos junto a órgãos como a Finep.
Em reunião realizada no último dia 22 de outubro, a UFT recebeu Geraldo Albino, empresário do ramo químico em Uberlândia, Minas Gerais; Jocelio Cabral Mendonça, engenheiro civil; e Fernando Cezar Juliatti, ex-professor e empresário na área de biotecnologia e melhoramento de plantas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de parcerias para o desenvolvimento de produtos voltados para setores diversos, do agro à indústria química, com potencial para atender demandas regionais e nacionais.
Eduardo Lemus, pró-reitor de Avaliação e Planejamento da UFT, destacou o impacto dessa iniciativa: “A Universidade Federal do Tocantins deu um grande passo, que foi a aprovação de uma unidade Embrapii aqui no estado e a UFT é responsável. E o principal objetivo dessa unidade Embrapii é fazer essa interligação entre empresários e academia para desenvolver soluções em produtos, patentes e também para captar recursos em órgãos de fomento tipo Finep. A conversa foi interessante porque se viram pontos em comum e possibilidades de fechamento de trabalhos futuros, principalmente nessa área bio, porque Palmas é uma região de muitas empresas que servem para o agro de uma maneira geral, não só o agro tocantinense, mas também com a fronteira com a Bahia.”
Ary Henrique, coordenador da Embrapii na UFT, reforça a importância da reunião para a estruturação de parcerias: “Foi uma reunião importante com empresários do ramo de bioinsumos nas mais variadas aplicações, com vão do ramo do agro até soluções para lavajatos. Essa reunião foi mais uma de muitas que a equipe da Embrapii vem realizando para prospecção de projetos de pesquisa e inovação na indústria dentro do escopo de atuação da Unidade Embrapii Bioindústria & Bioinsumos. A unidade Embrapii na Universidade Federal do Tocantins iniciou as atividades no mês de junho de 2024 e desde então vem desenvolvendo o planejamento estratégico, documentos e fluxos processuais para a efetivação de projetos em parceria com a indústria.”
A unidade Embrapii na UFT opera com um modelo de fomento que cobre parte dos custos dos projetos, oferecendo um suporte de 30% do valor por meio da Embrapii, 10% pela UFT, que contribui com infraestrutura de laboratórios e pessoal técnico, e 60% pela empresa parceira. Dessa forma, a UFT fortalece seu papel como facilitadora de inovações tecnológicas e econômicas para a bioindústria e o agronegócio no Tocantins, promovendo soluções que atendem ao mercado local e nacional.