Esse site utiliza cookies
UFT assina convênio de cooperação internacional com universidade do Chile
Nesta semana, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) deu um importante passo em sua política de internacionalização. Com articulação da professora Jocyleia Santana dos Santos, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT), a universidade formalizou um convênio com a Universidade Alberto Hurtado (UAH), sediada em Santiago, no Chile.
Durante a reunião entre as instituições, a professora Jocyleia Santana apresentou os programas de Mestrado e Doutorado em Educação da UFT ao Sr. Daniel Castillo Mauna, chefe de Cooperação Internacional da UAH, no Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Alberto Hurtado (VIDE). O principal objetivo do encontro foi fortalecer os vínculos acadêmicos entre as universidades e discutir estratégias concretas de colaboração no âmbito da pós-graduação.
A visita teve como objetivo conhecer mais profundamente a estrutura acadêmica da Universidade Alberto Hurtado e incentivar iniciativas de cooperação internacional voltadas à pós-graduação na área da Educação. A iniciativa tem como foco mapear oportunidades de cooperação internacional, especialmente com instituições brasileiras, visando promover a mobilidade de professores, pesquisadores e doutorandos, por meio de ações como doutorado-sanduíche e estágios pós-doutorais.
Além de ampliar sua atuação internacional, a UFT terá participação de destaque no XVI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana (CIHELA), que será realizado entre os dias 20 e 23 de outubro de 2025, em Santiago. Uma delegação formada por 25 estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação representará a universidade no evento, apresentando suas pesquisas e reforçando seu protagonismo nas discussões sobre história da educação, diversidade e práticas interculturais na América Latina.
Na avaliação da professora Jocyleia Santana, tanto o estreitamento dos laços com a Universidade Alberto Hurtado quanto a presença ativa no CIHELA representam importantes conquistas para o avanço da política de internacionalização da UFT. “Estamos ampliando nossas redes de cooperação científica e promovendo o diálogo acadêmico em escala continental. Isso reafirma o compromisso da UFT com uma formação crítica, intercultural e socialmente referenciada”, destacou.
Este convênio demonstra o compromisso da UFT em ampliar sua atuação além das fronteiras nacionais, promovendo um ambiente acadêmico mais rico por meio de parcerias que fortaleçam a troca de experiências e saberes entre professores, pesquisadores e alunos.