Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Localização e ContatosAcesso à InformaçãoConcursos e SeleçõesComunicaçãoOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Trabalho da UFT sobre política antimanicomial no Judiciário vence etapa regional de mostra nacional em Psicologia
    RECONHECIMENTO

    Trabalho da UFT sobre política antimanicomial no Judiciário vence etapa regional de mostra nacional em Psicologia

    Projeto de extensão do curso de Psicologia do Câmpus de Miracema articula ensino, prática profissional e defesa dos direitos humanos no contexto do sistema judiciário tocantinense

    Por  Jordanna Simonelle | Revisão: Daniela Camargos  | Publicado em 02/07/2025 - 20:21  | Atualizado em 04/07/2025 - 18:02
    Compartilhe:

    O trabalho intitulado “Fortalecimento da Política Antimanicomial no Poder Judiciário do Estado do Tocantins: Um Relato de Extensão Universitária”, desenvolvido por estudantes e docentes do curso de Psicologia do Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi o vencedor da etapa regional da I Mostra Nacional de Práticas Profissionais em Psicologia. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Conselho Regional de Psicologia da 23ª Região (CRP-23).

    A iniciativa chamou atenção por explicar a responsabilidade ética e social da Psicologia na edificação de uma sociedade mais equitativa, abrangente, inclusiva e livre de práticas manicomiais. O trabalho premiado evidencia a força da união entre a formação acadêmica, o exercício da profissão e a promoção dos direitos humanos, influenciando diretamente as ações do sistema judiciário do Tocantins.

    Com a realização de quatro formações continuadas, o projeto alcançou um total de 800 participantes. A etapa estadual contou com a presença de profissionais dos 139 municípios tocantinenses, enquanto as formações descentralizadas foram promovidas nos municípios de Miracema, Palmas e Araguaína.

    Segundo a professora do curso de Psicologia da UFT, Juliana Biazzi, a iniciativa foi além da qualificação técnica: “Além da qualificação profissional, construímos um modelo de registro para elaboração, monitoramento e avaliação do Projeto Terapêutico Singular. Com o desenvolvimento do projeto, contribuímos para um atendimento mais humanizado e singularizado a pessoas em cumprimento de medida de segurança.”

    O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).

    O CRP-23 parabenizou  a equipe vencedora pela significativa colaboração para a Psicologia do Brasil e pelo reforço das diretrizes governamentais que visam a honra e a autonomia de indivíduos com transtornos mentais.

    A atuação premiada reafirma o compromisso da Psicologia com os princípios da Reforma Psiquiátrica e com a construção de práticas de cuidado em liberdade, sustentadas pelos direitos humanos e pela ética profissional.

    Vencedores da I Mostra Nacional de Práticas Profissionais – Etapa Regional (CRP-23) (Foto: Divulgação)





    Tags:  Reconhecimento,  Saúde mental,  CRP-23,  Psicologia,  Miracema.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.