Esse site utiliza cookies
Servidores da UFT passam por nova capacitação sobre acolhimento no ambiente universitário
Na última semana de agosto e nas primeiras semanas de novembro, os servidores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participaram de um curso de capacitação sobre acolhimento a pessoas em situação de violência. Esse treinamento integra o quadro de ações preparatórias para a implementação da Ouvidoria da Mulher, e, por isso, foi disponibilizado somente para os servidores que integrarão os grupos de acolhimento e outros diretamente envolvidos com o projeto. A capacitação é uma iniciativa da Ouvidoria-Geral da UFT em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), por meio da Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDS).
De acordo com a professora e psicóloga Juliana Biazze, responsável por ministrar as aulas de capacitação, o objetivo das aulas foi desenvolver as habilidadespara acolher pessoas que sofreram assédio moral e sexual no contexto da universidade, aprofundando a discussão sobre técnicas de acolhimento, entrevista e sobre a rede de proteção às pessoas em situação de violência. O curso foi realizado em três encontros síncronos, com duração de duas (2) horas cada, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/EDS), nas seguintes datas:
30/10: Acolhimento: técnicas e estratégias para evitar a revitimização;
06/11: Entrevista de pessoas em situação de violência no contexto universitário;
13/11: Rede de proteção às pessoas em situação de violência.
Após a finalização do curso, a Ouvidoria, em conjunto com outros setores da UFT, seguirão com os preparativos para a implementação da Ouvidoria da Mulher.
(Karyne Assunção é estagiária de Comunicação na Ouvidoria da UFT)