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Seminários que valorizam saberes indígenas e a pesquisa em Educação Física serão realizados em novembro
Nos dias 13 a 15 de novembro, o II Seminário de Pesquisa em Educação e Educação Física e o I Seminário Internacional sobre Jogos, Brincadeiras e Brinquedos dos Povos Originários ocorrerão em formato híbrido, promovendo o intercâmbio de experiências entre diferentes instituições e culturas no Câmpus de Miracema. A proposta é ampliar o debate sobre a valorização dos conhecimentos indígenas e fortalecer a produção científica no estado, especialmente no campo da Educação e da Educação Física.
A docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), Joselene Ferreira Mota, destacou a dimensão política e social do seminário ao responder à pergunta sobre sua relevância para a valorização da pesquisa em Educação e Educação Física no Tocantins e para a visibilidade dos saberes originários dentro da universidade:
Podemos afirmar que a relevância desse evento está centrada no ato político de reparação histórica que a sociedade brasileira deve aos povos originários. Em se tratando de pesquisa em Educação e Educação Física no estado do Tocantins é de dar visibilidade aos temas que retratam os modos de vida das etnias indígenas tocantinenses que ajudaram a formar socialmente o Brasil e, principalmente, a região Norte do país. Portanto, consideramos que Universidade cumpre sua função social e política ao realizar eventos dessa natureza em reconhecer a existência e a resistência das contribuições dos povos originários no sentido de garantir, por meio das pesquisas, a potencialização dos seus saberes, de suas tecnologias e de suas práticas sociais, como possibilidade de construção de uma nova sociabilidade humana que perspectiva o bem viver e suas formas de garantir a sobrevivência e subexistência da humanidade.
A proposta dos eventos surgiu a partir de uma experiência de pesquisa realizada em 2023 no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente - Warã (Cemix), que despertou o interesse dos organizadores pelas práticas pedagógicas e culturais ligadas à Educação Física em contextos indígenas. Em 2025, o acadêmico Domingos Junior Damsokekwa Xerente, estudante de Iniciação Científica, decidiu aprofundar o estudo sobre os jogos, brinquedos e brincadeiras dos Akwe-Xerente
Com o objetivo de abrir espaço para os saberes ancestrais dos povos originários dentro da universidade, os eventos propõem visibilidade a práticas culturais profundamente educativas, mas ainda pouco reconhecidas no meio acadêmico. A realização dos seminários em formato híbrido também tem como foco a democratização do acesso, permitindo que participantes de municípios mais distantes possam acompanhar e contribuir com os debates, mesmo que não estejam presencialmente.
A inserção dos jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais no espaço acadêmico reforça a importância de uma formação docente comprometida com a pluralidade e com o respeito às diferentes expressões culturais.