Esse site utiliza cookies
Semana do Meio Ambiente 2025 mobiliza estudantes da UFT para o debate sobre mudanças climáticas e COP30
Nesta terça (3) e quarta-feira (4), está sendo realizada a Semana do Meio Ambiente 2025, um evento anual voltado para a mobilização e formação ambiental da comunidade acadêmica, com foco especial na participação estudantil. Neste ano, o tema central das atividades é a mudança climática, com ênfase na sustentabilidade na região Norte e no protagonismo da juventude universitária na construção de soluções locais com impacto global.
A iniciativa está alinhada com a temática da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em 2025, em Belém do Pará. A escolha reforça a importância do engajamento regional nas discussões internacionais sobre o clima e convida os estudantes a refletirem sobre o papel do Tocantins nesse cenário global.
A abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira (3), no auditório da Reitoria, com uma palestra sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa causadas por desmatamento e degradação no estado do Tocantins. Em seguida, foi realizada uma mesa-redonda sobre as expectativas para a COP30.
A programação é organizada por estudantes do curso de Engenharia Ambiental, por meio do Centro Acadêmico (CA), do Programa de Inovação Pedagógica (PIP), da Amb Júnior, do Programa Educacional de Tutoria (PET) e da Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental.
Para o professor Thiago Bandeira, do curso de Engenharia Ambiental, o evento é uma demonstração importante de liderança estudantil. “A iniciativa é ótima. A liderança por parte das entidades e, acima de tudo, a organização de um evento na Semana Nacional do Meio Ambiente é super válida. Foi proposta toda uma programação com palestras e rodas de conversa sobre a temática escolhida por eles — a mudança climática e os rumos do Tocantins na COP30. Eles estão de parabéns”, destacou.
O estudante Junio Souza, também ressaltou a importância do evento para a formação acadêmica e profissional dos estudantes: “A Semana do Meio Ambiente é organizada pelas entidades estudantis, e é pensada para aproximar os estudantes de temas relevantes, tanto ambientais quanto profissionais. Trazemos também debates sobre o ambiente de trabalho e oportunidades externas. Este ano, o foco está na COP30, e todo o evento foi planejado com esse tema em mente, que é extremamente relevante para o nosso curso.”
A programação segue até esta quarta-feira (4), com oficinas, rodas de conversa e painéis sobre políticas públicas ambientais, juventude e inovação sustentável.
Confira a programação completa abaixo: