Esse site utiliza cookies
Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional encerra o ano com balanço positivo e impacto social
O programa Roteiro Geo-Turístico, do Câmpus de Porto Nacional, encerra o segundo semestre de 2025 com resultados relevantes nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e ação social. Ao longo do período, o projeto beneficiou 1.410 pessoas, entre estudantes, professores e membros da comunidade, provenientes de Brejinho de Nazaré, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Miracema, Monte do Carmo, Nova Rosalândia, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.
Para a professora Rosane Balsan, coordenadora do programa e docente no curso de Geografia, a iniciativa tem como objetivo valorizar o território por meio da educação patrimonial, consolidando-se como uma importante ferramenta pedagógica e formativa.
“Como professora de Geografia, considero a iniciativa de desenvolver o roteiro fundamental, pois valoriza o território por meio da educação patrimonial e fortalece a relação entre as pessoas e o lugar onde vivem, transformando o espaço patrimonializado de Porto Nacional em algo vivido, sentido e compreendido, e não apenas estudado de forma abstrata”
O projeto também se destacou em eventos científicos e educativos, como a apresentação do trabalho “Entre Patrimônio e Ensino: Avaliação dos Participantes do Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional”, por Sarah Ellen Soares e Rosane Balsan, durante o Enptur, em Goiás Velho. Além disso, integrou a programação do evento “Um Dia no Câmpus”, em Porto Nacional, proporcionando ao público contato direto com as ações, materiais pedagógicos e contribuições do projeto para o ensino e a valorização da história local. Entre os destaques deste ano estão a publicação de um capítulo no livro “Entrelaçando Saberes Geográficos: o ensino, a pesquisa e a extensão” (Editora Eduneal) e o Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica Tainara Rodrigues Rocha, intitulado “A literatura regional como ferramenta de educação patrimonial no Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional – TO”.
Durante as comemorações dos 40 anos do curso de Geografia em Porto Nacional e da Semana de Geografia da UFT, foi realizado um roteiro especial que reuniu estudantes, professores e comunidade, reforçando o caráter extensionista do projeto e sua relevância para a construção de uma educação geográfica sensível ao território.
O Roteiro Geo-Turístico também promoveu ações sociais no Abrigo de Idosos de Porto Nacional, em parceria com duas escolas do município. As atividades gratuitas estimularam o diálogo intergeracional, a memória e a valorização cultural.
Para fortalecer ainda mais o projeto, foram produzidas novas fichas pedagógicas ilustradas pelo acadêmico de Geografia Thiago Teles de Souza e adquirida parte de uma caixa de som, tornando os roteiros mais dinâmicos e acessíveis. Com produção acadêmica, participação comunitária e ações educativas, o Roteiro Geo-Turístico encerra o ano reafirmando seu compromisso com a educação patrimonial, a pesquisa e o fortalecimento da identidade histórica e cultural do município e da região.