Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Representante da UFT participa de workshop da Embrapii sobre desafios jurídicos nas operações de inovação
    INOVAÇÃO

    Representante da UFT participa de workshop da Embrapii sobre desafios jurídicos nas operações de inovação


    Por  Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 08/10/2024 - 14:11  | Atualizado em 09/10/2024 - 11:30
    Compartilhe:

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT), que faz parte do ecossistema de inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), esteve representada no Workshop Embrapii - Desafios Jurídicos das Instituições Públicas na Operação do Modelo Embrapii, realizado no último dia 24 de setembro de 2024, em Brasília. O evento reuniu diversas unidades Embrapii (UEs) e foi uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e aprendizado sobre a gestão jurídica e operacional dessas unidades.

    A professora Claudia Auler, da Unidade Embrapii - Bioindústria e Bioinsumos, da UFT, participou ativamente do workshop, integrando a "Mentoria 3 – Como ganhar agilidade e eficiência nos processos de tramitação de projetos e negociação de propriedade intelectual (PI) nas UEs". Segundo Claudia, o evento foi um dia de intenso aprendizado e troca de conhecimentos, com o objetivo de fortalecer as práticas e processos das UEs.

    Foto: Arquivo Pessoal

    Durante o workshop, foram discutidos desafios comuns enfrentados pelas UEs e apresentadas soluções para otimizar a gestão jurídica e operacional dos projetos de inovação. A mentoria abordou temas fundamentais como:

    1. Desenvolvimento de um modelo jurídico em parceria com a Procuradoria, com o objetivo de simplificar a tramitação de projetos e reduzir redundâncias nos processos, acelerando as aprovações;
    2. Elaboração de diretrizes para ajustes nos Planos de Trabalho, permitindo identificar quais mudanças requerem aprovação adicional e quais podem ser implementadas diretamente pela UE, em alinhamento com as políticas da Embrapii;
    3. Consolidação de práticas para a negociação de propriedade intelectual (PI) com empresas, agilizando e flexibilizando esses processos, de modo a impactar positivamente o cronograma de execução dos projetos.

    A ação faz parte do Programa de Excelência Operacional da Embrapii, que busca aprimorar continuamente os processos internos das UEs, promovendo maior eficiência na entrega de soluções inovadoras em parceria com empresas.

    Para a professora Claudia, esse tipo de iniciativa é essencial para garantir que as unidades Embrapii estejam preparadas para enfrentar os desafios operacionais e jurídicos, assegurando que os projetos de inovação sigam em conformidade com as diretrizes legais e dentro dos prazos estabelecidos.


    Tags:  Embrapii,  InovaTO.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.