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Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT realiza formação sobre relações étnico-raciais
A Rede de Cidadania e Direitos Humanos (RCDH), projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promoveu uma formação intitulada “Introdução às Relações Étnico-Raciais no Brasil”. O encontro teve como objetivo analisar as complexas relações étnico-raciais no país, com ênfase no racismo estrutural e suas implicações na formação histórica e econômico-social brasileira.
A atividade foi ministrada pelo professor Raí Vieira Soares, do curso de Serviço Social, do Câmpus de Miracema, com colaboração da pesquisadora Kannanda Padilha, do programa de pós-graduação em Serviço Social, e contou com a participação de estudantes dos cursos de Direito, Letras, Ciências Sociais, Teatro e Relações Internacionais. “Durante o evento, foram debatidos aspectos das desigualdades raciais no Brasil, como a perpetuação de práticas discriminatórias e o impacto dessas dinâmicas na sociedade contemporânea. Nosso objetivo principal foi analisar as relações étnico-raciais, considerando o racismo estrutural e as suas particularidades na formação histórica e econômico-social brasileira”, comentou o docente Raí Soares.
De acordo com a pró-reitora de Extensão da UFT, professora Maria Santana Milhomem, a formação faz parte de um esforço contínuo da RCDH para capacitar os alunos que são bolsistas no projeto e outros interessados no tema. “Nesta etapa do projeto, estamos visitando dezessete municípios tocantinenses; é um mapeamento feito por professores de diversas áreas, com a colaboração de instituições parceiras, que compõem a RCDH. Os alunos estão em formação teórico-prática neste processo e nos ajudam; neste caminhar; eles alcançam o conhecimento necessário para enfrentar os desafios relacionados ao racismo e à desigualdade racial no Brasil”, explicou a pró-reitora.
O aluno Lucas Avelar Zorzi, do sexto período do curso de Direito da UFT, menciona que o encontro foi muito produtivo e interessante, com um ambiente aberto para o diálogo. “Refletimos sobre problemáticas latentes em nossa sociedade e como observá-las com criticidade para desempenharmos o papel de agentes transformadores no meio em que estivermos. Além disso, com a presença da mestranda Kannanda, a troca de informações e aprendizados tornou-se muito rica e dinâmica”, disse o discente.
“O encontro foi essencial para desenvolver um olhar mais crítico sobre nossa formação histórica e a contribuição das diversas etnias na constituição do povo brasileiro. Esse entendimento nos permite identificar por que certas estruturas de desigualdade ainda persistem, capacitando-nos a buscar mudanças e romper com paradigmas que perpetuam preconceitos e segregação nas mais diversas esferas sociais”, cita a aluna Larissa Ribeiro Benigno, do oitavo período do curso de Teatro da UFT.