Esse site utiliza cookies
Propesq publica edital para distribuição de bolsas Pibpg/CNPq
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), publicou o edital que trata da seleção interna de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Acadêmicos para a distribuição de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (Pibpg/CNPq), referente ao Ciclo 2026.
Ao todo, serão distribuídas 23 bolsas, sendo 16 de mestrado e 7 de doutorado. A implementação ocorrerá em duas etapas: no primeiro semestre de 2026 serão ofertadas oito bolsas de mestrado e quatro de doutorado; enquanto no segundo semestre estão previstas oito bolsas de mestrado e três de doutorado .
Podem participar do edital os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Acadêmicos da UFT que estejam reconhecidos pela Capes, em funcionamento regular, devidamente registrados na Plataforma Sucupira e que não sejam de natureza profissional. As propostas devem ser submetidas exclusivamente pelos coordenadores dos programas, por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela Diretoria de Pós-Graduação.
As inscrições estarão abertas de 17 de dezembro de 2025 a 16 de janeiro de 2026. A avaliação será realizada por comissão designada pela Propesq, considerando critérios como aderência ao projeto institucional do Pibpg, contribuição para a redução de assimetrias internas, capacidade instalada do programa, histórico acadêmico e ações de equidade e permanência discente
O resultado preliminar está previsto para 26 de janeiro de 2026, com prazo para recursos entre 27 e 29 de janeiro, e divulgação do resultado final em 2 de fevereiro de 2026.
O edital completo, com todas as normas e orientações, está disponível aqui.