Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Localização e ContatosAcesso à InformaçãoConcursos e SeleçõesComunicaçãoOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Projeto TechInclusão inicia aulas em polos do Tocantins para 1400 jovens
    QUALIFICAÇÃO

    Projeto TechInclusão inicia aulas em polos do Tocantins para 1400 jovens

    Alunos participaram das aulas inaugurais em Arraias, Dianópolis, Porto Nacional, Palmas e Luzimangues

    Por  Ascom TechInclusão | Denise Neves (Edição)  | Publicado em 07/06/2024 - 17:59  | Atualizado em 11/06/2024 - 14:24
    Compartilhe:

    As aulas do Curso TechInclusão, um projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), contemplado pelo Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, do Ministério do Emprego e Trabalho (MPE), já começaram em praticamente em todos os polos, reunindo grande parte dos 1.400 inscritos nas cidades de Arraias, Dianópolis, Porto Nacional, Palmas e no Distrito de Luzimangues. Os alunos de Tocantínia têm a previsão de iniciar  os cursos de Criação de Sites, Programação de Serviços Web e Desenvolvimento Mobile nesta segunda-feira, 10.

    Sala de aula com professora e alunos
    TechInclusão inicia aulas em polos do Tocantiins (Foto: Ascom TechInclusão)

    Em Arraias, as aulas começaram no dia 24,sexta-feira, os alunos foram recepcionados  no auditório do Campus Arraias da UFT, com uma apresentação cultural do grupo de capoeira do Mestre Fumaça e uma mensagem motivacional em vídeo do coordenador geral do projeto, George França. A solenidade de abertura incluiu uma intérprete de Libras, destacando a acessibilidade e garantindo a participação de todos.

    “A inclusão e diversidade são aspectos fundamentais do nosso curso. Nosso público é formado principalmente por pessoas que por muito tempo não tiveram acesso à formação tecnológica e profissionalização. Nós valorizamos esses jovens e a prioridade do TechInclusão será, além de profissionalizar, garantir que nenhum talento seja desperdiçado. Isso inclui jovens de diversos contextos e características”, destacou o coordenador, professor doutor George França.

    Já em Dianópolis, a aula inaugural ocorreu na segunda-feira, 27, com uma expressiva participação dos inscritos no TechInclusão. O destaque foi a inclusão de muitas mães jovens, que foram acolhidas pelo projeto através da brinquedoteca com monitoria. “Incluir é sobre oportunizar condições concretas de emancipação econômica, social e intelectual”, enfatizou a coordenadora do polo, Geisla Godinho.

    No município de Porto Nacional, as aulas iniciaram após o lançamento ocorreu no dia 15 de maio em Porto Nacional, com a presença do secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda, Magno Lavigne. O evento reuniu autoridades, alunos inscritos e contou com o apoio da prefeitura municipal, incluindo a participação do prefeito Ronivon Maciel e servidores. No polo, serão atendidos mais de 300 jovens, sendo 260 na sede e 60 no Distrito de Luzimangues.

    O secretário ressaltou a prioridade do atual Governo Federal em qualificar os jovens, fornecendo condições. “O programa Manuel Querino foi construído com a ideia de inclusão social. Queremos aproximar das universidades e dos institutos federais, aqueles que não costumam ter acesso a esses espaços. No Tocantins, são 1.440 vagas no primeiro curso, TechInclusão, e haverá mais mil vagas já conveniadas, aguardando a liberação de recursos. Então, são 2.500 vagas no estado de Tocantins. Em toda a qualificação profissional do governo Lula, neste ano, são 100 mil vagas de qualificação profissional. Precisamos dar oportunidade aos nossos jovens para o país avançar”, disse Magno.

    Em Palmas, as aulas também já começaram, no dia 28, terça-feira,  com encontros divididos por turmas dos respectivos cursos, nas escolas da regiões sul e norte da capital: na escola Escola Novo Horizonte, as aulas estão sendo realizadas no período  matutino e noturno, na escola Maria dos Reis, situado no bairro Taquari, no turno noturno. Nas escolas Jorge Amado, Tom Jobim e Cem de Taquaralto e na Renaspi no período matutino com previsão para esta segunda-feira, 10.


    Tags:  Extensão,  TechInclusão,  Palmas,  Porto Nacional.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.