Esse site utiliza cookies
Projeto Superando Limites se consolida na UFT e amplia impacto entre servidores
O Projeto Superando Limites, implementado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), desde 2023, por meio de parceria entre a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progedep) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), vem se consolidando a cada ano como uma das principais ações de promoção da saúde entre servidores. De janeiro a novembro de 2025, a iniciativa registrou 1743 inscrições envolvendo docentes, técnicos administrativos, terceirizados e convidados.
Com foco no estímulo à prática regular de atividades físicas, o projeto trabalha com uma metodologia em formato de desafio. Ao se inscreverem, os participantes estabelecem uma meta mensal nas modalidades de corrida, caminhada ou ciclismo. As atividades são registradas em um aplicativo de escolha do servidor e acompanhadas pela Coordenação do projeto, que divulga semanalmente os resultados parciais até o fechamento do ciclo. Aqueles que alcançam suas metas recebem medalhas.
As metas são organizadas em diferentes categorias, permitindo a participação tanto de iniciantes quanto de praticantes mais experientes. No caso de corrida e caminhada, as distâncias variam de 30 km (categoria iniciante) até 300 km (categoria Sempre Avante). No ciclismo, as metas vão de 150 km (iniciante) a 3.000 km (categoria Sem Limites).
O impacto positivo do projeto aparece não apenas nos números, mas também nos depoimentos dos participantes. Em pesquisa realizada com 62 servidores, muitos afirmaram que a iniciativa impulsionou mudanças significativas em seus hábitos de vida. Entre os relatos, destacam-se avaliações como: “Foi com esse projeto que mudei meus hábitos. Hoje faço atividade física e me alimento melhor” e “É um programa que impactou positivamente a vida de muitos servidores”. Sentimento de gratidão e reconhecimento também são recorrentes, especialmente pela convivência e apoio entre os integrantes. As trilhas e encontros promovidos pelo projeto foram apontados como importantes espaços de integração, troca de experiências e fortalecimento de vínculos.
Os participantes também sugeriram a ampliação da iniciativa para estudantes de graduação e pós-graduação, indicando o potencial de alcance do projeto para toda a comunidade acadêmica.
Idealizador da ação, Dimas Magalhães avalia de forma positiva a evolução do Superando Limites. “A cada ano, observamos que os servidores estão cada vez mais empolgados. Para o próximo ano, devemos apresentar novidades e tentar expandir o projeto também para os alunos”, afirma. Em 2025, o projeto promoveu trilhas, passeios e contou com o apoio da personal trainer Jane Farias, que acompanhou atividades e incentivou a participação de servidores em corridas, resultando inclusive em pódios.
Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Michelle Duarte, os resultados estão alinhados às diretrizes institucionais. “O Superando Limites tem obtido resultados muito positivos e está em consonância com a Política de Qualidade de Vida no Trabalho da Universidade, instituída pela Resolução UFT nº 94/2023. A cada ano, os resultados têm sido mais positivos”, destaca.
O projeto conta ainda com o apoio do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UFT (SINTAD), fortalecendo seu alcance e continuidade dentro da instituição.