Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Projeto PARe promove bem-estar e saúde integral com práticas terapêuticas no Câmpus de Palmas
    ACOLHER

    Projeto PARe promove bem-estar e saúde integral com práticas terapêuticas no Câmpus de Palmas

    As sessões de Lian Gong acontecem  semanalmente às terças e quintas-feiras, sempre às 8 horas da manhã no terraço da Reitoria

    Por  Marlon Brito  | Publicado em 06/06/2025 - 18:21  | Atualizado em 06/06/2025 - 20:02
    Compartilhe:

    O Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) deu início no Câmpus Palmas  a uma iniciativa voltada ao cuidado com a saúde integral de sua comunidade acadêmica e externa. Trata-se do projeto de extensão PARe – Perceber, Acolher e Resignificar, que tem como proposta central a promoção do bem-estar físico, mental e emocional por meio de práticas como meditação da atenção plena, técnicas de relaxamento e a ginástica terapêutica Lian Gong.

    As atividades são conduzidas pela professora Erika da Silva Maciel, coordenadora do projeto, em parceria com o mestrando Álvaro Campos. Ambos integram o PPGECS da UFT, e as ações desenvolvidas fazem parte da curricularização da extensão na pós-graduação. As práticas são abertas à participação de servidores e estudantes da UFT, além de docentes da rede pública de ensino, fortalecendo os laços com a comunidade externa.

    As sessões de Lian Gong acontecem  semanalmente às terças e quintas-feiras, sempre às 8 horas da manhã no terraço da Reitoria. O local, arborizado e com vista para a paisagem natural do Câmpus de Palmas, oferece um ambiente ao ar livre que favorece o relaxamento e contribui significativamente para a sensação de bem-estar dos participantes.

    De acordo com a professora Erika Maciel, o Lian Gong é uma ginástica terapêutica que reúne movimentos corporais suaves e coordenados com a respiração. “Ele é reconhecido como uma prática integrativa complementar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estudos científicos apontam benefícios relevantes tanto para a saúde física – como a redução de dores musculares e o aumento da mobilidade – quanto para a saúde mental, com impacto positivo na redução do estresse e da ansiedade. A prática é simples, acessível a pessoas de todas as idades e não exige conhecimento prévio, o que facilita a adesão de novos praticantes”, menciona a coordenadora do PARe.

    O projeto PARe é uma das práticas extensionistas que reafirmam o compromisso da UFT com a promoção da qualidade de vida e a construção de ambientes mais saudáveis e acolhedores dentro e fora da universidade. 

    Para mais informações ou para manifestar interesse em participar, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: erikasmaciel@uft.edu.br.

    A imagem mostra uma vista aérea do Câmpus Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com destaque para um dos prédios institucionais em primeiro plano, áreas de estacionamento com vários veículos e, ao fundo, uma paisagem com árvores e o Lago de Palmas. A foto foi tirada ao entardecer, com iluminação suave e dourada do sol poente. Trata-se de um registro visual do ambiente onde o Projeto PARe é realizado, promovendo bem-estar e saúde integral com práticas terapêuticas para a comunidade acadêmica.
    Vista aérea da Reitoria da UFT, onde são realizadas as atividades do Projeto PARe (Foto: Kedson Raul)


    Tags:  Palmas,  PPGECS,  Proex.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.