Esse site utiliza cookies
Programa de Pós-Graduação em Educação realiza debate sobre justiça social e decolonialidade
A 14ª turma do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas, foi recebida nesta quarta-feira (10) com uma Aula Magna que colocou a justiça social e a educação decolonial no centro do debate. Com o tema sendo "Vozes plurais: trajetórias de força e pertencimento no PPGE", a aula contou com participação do público acadêmico e civil.
O evento também contou com o lançamento do livro É[sobre]viver, da autora e mestranda Monica Strege. O livro fala sobre coragem e superação contada atravéz de sua experiência própria ao lidar com um câncer.
Em nota, Monica fala como se sentiu ao participar da aula magna com o lançamento de seu livro: "Lançar meus livros na aula Magna do mestrado acadêmico representa o “meu voltar para casa” porque foi nessa instituição que eu encontrei espaço para dar vazão a minha inquietude por meio da inserção na vida acadêmica mesmo diante das pedras que encontrei em meu caminho como a consciência da finitude da vida que chegou para mim de modo inesperada acompanhado do diagnóstico de um câncer de pulmão metastático."
Durante a cerimônia, foi reiterada a missão do PPGE não apenas de formar mestres, mas de capacitar pesquisadores que possam contribuir para a solução de problemas concretos da educação básica e superior, sobretudo no contexto tocantinense e da região Norte. O programa, que conta com conceito 4 na avaliação da CAPES, consolida-se como um centro de excelência e referência na área.
O evento também serviu como um momento de integração e acolhimento para os novos discentes, que foram apresentados aos professores, às linhas de pesquisa e à estrutura disponível para o desenvolvimento de seus projetos de dissertação.