Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Programa Bolsa Permanência MEC (PBP) está com inscrições abertas
    estudante, atenção ao prazo!

    Programa Bolsa Permanência MEC (PBP) está com inscrições abertas


    Por  gihane  | Publicado em 26/01/2022 - 12:09  | Atualizado em 13/05/2024 - 21:19
    Compartilhe:

    As inscrições para o Programa Bolsa Permanência MEC (PBP) estão abertas e podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro, no site do Programa: sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso.

    Após efetuar inscrição de forma online, o estudante indígena e quilombola deverá entregar toda a documentação exigida no Setor de Assistência Estudantil de seu câmpus ou no Setor de Assistência Estudantil do campus mais próximo de sua residência ou na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). Essa documentação deverá ser entregue até dia 25 de fevereiro de 2022. No entanto, à medida que os estudantes forem fazendo as inscrições, já devem entregar a documentação para conferência e homologação no sistema.

    Os estudantes que não tiverem acesso à internet ou computador, poderão se dirigir ao câmpus mais próximo de sua residência e procurar o setor de Assistência Estudantil para fazer uso dos laboratórios de informática do câmpus.

    Quais estudantes podem se inscrever no Programa?
    • Estudantes indígenas e quilombolas que ingressaram em 2020, 2021 e 2022;
    • Estudantes que mudaram de curso na UFT ou foram transferidos de outras universidades para UFT.
    Quais documentos devem ser anexados no sistema?

    • Para estudantes indígenas:
    a) Autodeclaração do Candidato;
    b) Declaração da Comunidade do Candidato;
    c) Declaração da FUNAI;
    d) Termo de Compromisso do Bolsista.


    • Para estudantes quilombolas
    a) Autodeclaração do Candidato;
    b) Declaração da Comunidade do Candidato;
    c) No local da Declaração da Fundação Palmares devem anexar à mesma Declaração da Comunidade do Candidato;
    d) Termo de Compromisso do Bolsista.

    Quais documentos devem ser entregues na Assistência Estudantil do Campus ou na Proex para homologação da inscrição?

    • Para estudantes quilombolas:
    Documentos originais:

    1. ( ) 01 foto recente tamanho 3x4;
    2. ( ) Ficha cadastral – PBP - MEC devidamente preenchida;
    3. ( ) Termo de Compromisso;
    4. ( ) Auto declaração de Quilombola;
    5. ( ) Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de Pertencimento Étnico e Residência Quilombola, assinada por 03 (três) lideranças reconhecidas, sendo obrigatória a assinatura do(a) Presidente do Quilombo que deve assinar como a primeira liderança.

    Cópias:
    1 ( ) Cópia da certidão de nascimento e/ou casamento;
    2 ( ) Cópia da cédula de identidade;
    3 ( ) Cópia do CPF próprio;
    4 ( ) Comprovante de matrícula atualizado.

    • Para estudantes indígenas:
    Documentos originais:

    1. ( ) 01 foto recente tamanho 3x4;
    2. ( ) Ficha cadastral – PBP - MEC devidamente preenchida;
    3. ( ) Termo de Compromisso;
    4. ( ) Auto declaração de Indígena;
    5. ( ) Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de Pertencimento Étnico e Residência Indígena, assinada por 03 (três) lideranças reconhecidas, sendo obrigatória a assinatura do(a) Cacique da Aldeia que deve assinar como a primeira liderança;
    6. Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) de que o estudante indígena reside em terras indígena.

    Cópias:

    1 ( ) Cópia da certidão de nascimento e/ou casamento;
    2 ( ) Cópia da cédula de identidade;
    3 ( ) Cópia do CPF próprio;
    4 ( ) Comprovante de matrícula atualizado.

    Acesse a lista de documentos

    Atenção: somente após a entrega dos documentos é que a inscrição será homologada. A lista com todos os documentos necessários também está disponível na página da Proex: clique aqui!

    Quais os endereços dos setores de Assistência Estudantil dos câmpus da UFT e UFNT?

    a) Câmpus de Porto Nacional

    E-mail: diestporto@uft.edu.br
    Telefone/WhatsApp: 3363-9419
    Horário de Atendimento presencial: até o dia 06/02 das 8h às 12h
    A partir do dia 07/02 das 8h às 12h e das 13h às 17h.

    b) Câmpus de Palmas

    Labin - Laboratório de Informática - Bloco G - Câmpus de Palmas -Disponibilização de computadores e internet, horários de segunda a sexta de 08 às 12h e 14 às 18h.
    Serviço de Apoio Social, Pedagógico e Psicológico - SASPP/COEST - Bloco 1 Sala 7 Térreo Câmpus de Palmas
    - Orientações e informações mediante agendamento prévio para evitar aglomerações. Agendamento pelo WhatsApp (63) 99246-0159 ou e-mail: saspp@uft.edu.br, horários de segunda a sexta, de 08 às 12h e 14 às 18h.

    c) Câmpus de Gurupi

    Email: diestgurupi@gmail.com
    Whats Assistente Social Dalsiza (64) 984384845
    Whats Assistente Social Patrícia (63) 984120375
    Whats Técnica em Assuntos Educacionais Hilaíne (63) 984821146

    Para recebimento dos documentos o atendimento presencial será no horário normal de funcionamento do setor das 08 às 12 e das 14 às 18.

    d) Câmpus de Miracema

    Seção de Estágio e Assistência Estudantil (SEST) – Núcleo de Assistência Estudantil, Câmpus/Unidade Warã, Sala: 09 – Av. Lourdes Solino, S/N.º, Setor Universitário – Miracema – TO.
    Orientações e informações mediante agendamento prévio para evitar aglomerações. Agendamento pelo WhatsApp (63) 33668640 ou e-mail: naps@uft.edu.br de segunda a sexta, de 08:00 às 12:00h e 14:00 às 18:00h.

    e) Câmpus de Arraias

    Email: caearraias@uft.edu.br
    A partir do dia 07/02 presencial e pelo telefone: (63) 3653 - 3421

    f) Câmpus de Tocantinópolis

    Divisão de Estágio e Assistência Estudantil – DIEST
    E-mail: diest.toc@uft.edu.br
    WhatsApp - Fernanda Batista - Assistente Social: 63992839599
    Horário: pode agendar pelo WhatsApp, de segunda a sexta, de 08 às 12h e 14 às 18h.

    g) Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários UFT

    Situada no Bloco IV, Reitoria.
    E-mails: proex@uft.edu.br, permanenciamec@uft.edu.br
    WhatsApp Institucional: 3229-4036
    Horário de funcionamento: 8:30 as 15:30

    h) Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFNT

    Telefone/WhatsApp: (63) 992499252
    Email: proest@ufnt.edu.br

     

     

     

     


    Tags:  Palmas,  Miracema,  Arraias,  Gurupi,  Tocantinópolis,  Bolsa permanência,  Indígena,  Quilombola,  Proex,  Proest,  Editais,  Home,  Assistência Estudantil,  Estudantes,  UFNT.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.