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    Prograd lança Sistema PPC+
    inovação

    Prograd lança Sistema PPC+


    Por  vimagrin  | Publicado em 12/04/2022 - 13:29  | Atualizado em 13/05/2024 - 21:20
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    Com a intenção de ajudar na elaboração e atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) é que nasceu o “Sistema PCC+”. O sistema tem o objetivo de minimizar os principais erros encontrados no processo de elaboração atual, como computo de carga horária e matriz curricular, além de estabelecer um fluxo multisetorial capaz de avaliar cada item do PPC de acordo com a área de competência, como por exemplo, infraestrutura, controle acadêmico e biblioteca. O lançamento vai acontecer dia 10 de maio, às 15h, no Youtube oficial da UFT.

    A nova tecnologia foi desenvolvida pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Tocantins (Prograd), em parceria com a Fábrica de Software, e vem para facilitar a elaboração e revisão de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) por partes dos colegiados em seus Núcleos Docentes Estruturantes (NDE). Ana Carmen Santana, coordenadora de Desenvolvimento e Regulação da Graduação da UFT, ressalta que o PPC+ vai além de um sistema: “É uma sistemática de formação de coordenadores e membros de NDE, bem como de acompanhamento da elaboração dos PPCs”.

    O PPC 

    Priscila Oliveira, diretora de Políticas e Programas Especiais em Educação da Prograd, explica que o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o instrumento que concentra a organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial (para cursos EaD) e a infraestrutura, vetores de todas as ações a serem adotadas na condução do processo de ensino e de aprendizagem da graduação.

    Neste processo de elaboração a equipe elencou as principais dificuldades encontradas para a elaboração do documento, tais como a falta de padronização do formato dos PPCs na universidade; erro no cômputo de cargas horárias; relação bibliografia e possibilidade de aquisição e o excessivo número de alterações.

    Com as principais dificuldades elencadas, o Sistema foi criado para trazer melhorias como a padronização do documento final; cálculos automáticos; aviso de pendências; minuta de resolução padronizada; salvamento automático; possibilidade de múltiplos pareceristas e acompanhamento da Prograd.

    Sistema PPC+

    O acesso ao PPC+ é realizado através do endereço http://fabricadesoftware.uft.edu.br/seap. O login utilizado é o mesmo da Plataforma Sisma. Eduardo Cezari, pró-reitor de Graduação da UFT, explica que a intenção é que o PPC seja elaborado direto no sistema, facilitando o processo de análise e redação e contribuindo para dar mais celeridade no processo de elaboração e tramitação do PCC no tempo de sua elaboração. “Vai facilitar muito o processo dos pareceristas, dos professores que elaboram e da gestão ao longo do tempo”, garante Cezari. 

     Ana Carmen mencionou ainda, que o PCC+ pode ser utilizado desde o começo das discussões e esse processo é iniciado pelo presidente do NDE do curso, que designa no sistema os colaboradores que vão participar da elaboração e do preenchimento. Para iniciar o processo no Sistema PPC+ é preciso pedir autorização para a CDRG, via processo SEI, com as informações de data de início e fim. Ana Carmen afirma que será ofertado atendimentos personalizados por área dos cursos, para que ninguém fique sem orientação.

    Saiba mais

     As principais funcionalidades do sistema são:

    • Cadastro de múltiplos colaboradores para preenchimento dos dados do PPC.
    • Ferramenta para controle de modelos de PPC pela Prograd
      • preenchimento de tópicos padronizados (contexto institucional, histórico, missão e valores)
      • definição de tópicos e subtópicos a serem preenchidos;
      • instruções para preenchimento de tópicos e seções;
    • Formulário para cadastros de núcleos de estudo, disciplinas, equivalências curriculares e docentes.
    • Cômputo e limitação de carga horária de acordo com o tipo de curso;
    • Aviso de pendências;
    • Controle de prazos (90 dias);
    • Controle de alterações;
    • Processo de revisão por múltiplos setores;
    • Criação do PDF de forma automática (pronto para enviar a Socs);

     Quanto às regras, o sistema impõe limitações e exigências no preenchimento dos módulos do PPC para que seja permitido a submissão para revisão e aprovação:

    • De acordo com as regras definidas para determinado tipo de curso ou PPC, todas as disciplinas cadastradas devem somar um total de carga horária entre os valores mínimo e máximo estabelecidos.
    • Todas as disciplinas devem possuir nomes não repetidos, ementa preenchida e carga horária total maior que zero horas;
    • Deve haver componentes livres cadastrados (exigência de conclusão de disciplinas optativas) se houver disciplinas optativas cadastradas;
    • Número mínimo estabelecido de bibliografias básicas e complementares deve ser atingido em todas as disciplinas;
    • Módulo Qualitativo deve estar completo, ou seja, todos os tópicos devem estar preenchidos ou assinalados como “Não se aplica”;
    • Arquivos apêndices obrigatórios no módulo qualitativo devem ser fornecidos;
    • Caso o PPC seja levado para revisão e retornado para edição pelo NDE, todos os comentários dos revisores devem ser assinalados como “resolvido” para continuação do processo.

    Tags:  Prograd,  Home.  
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