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Progedep inicia processo de construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2024
A Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - PROGEDEP inicia o processo de construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP 2024 da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Essa ação é recomendada pelo Decreto no 9.991/2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei no 8.112/90 quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento.
O PDP visa promover o desenvolvimento das competências necessárias aos servidores públicos de modo a prestarem um serviço de excelência e qualidade ao cidadão e será divido em 5 etapas.
Para construção do PDP é necessária a realização do Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento - LND ,que tem como finalidade conhecer e identificar quais as principais dificuldades da equipe no exercício de suas atribuições técnico-administrativas e docentes, para, posteriormente, tornar possível para a unidade de gestão de pessoas e a ENAP analisar e planejar as ações de capacitação e treinamento.
Entenda como funciona
O servidor de equipe denominado "usuário pdp" deve fazer na Etapa 1 o LND - levantamento das necessidades de desenvolvimento em reunião com sua equipe.
Na Etapa 2 deverá lançar as necessidades no Portal Sipec.
Depois, na Etapa 3 essas necessidades são validadas pelas chefias imediatas denominadas "chefe pdp".
Posteriormente, na Etapa 4, essas necessidades são priorizadas e convalidadas pelas UGP's - unidades de gestão de pessoas.
Por fim, Etapa 5, o chefe máximo (Reitor) validará o PDP 2024 e encaminhará ao órgão central.
Quem é quem
➔ Usuário PDP - servidor da equipe, que cadastra no sistema Sipec as necessidades de desenvolvimento identificadas pela equipe.
➔ Chefia PDP - gestor imediato da equipe, que realiza a validação das necessidades da sua equipe que foram cadastradas no sistema Sipec pelo Usuário PDP.
➔ Representante Operacional do PDP - servidor indicado pelo gestor máximo da unidade ou campus, que cadastra os Usuários PDP e Chefias PDP das equipes no portal SIPEC, coordena as ações locais de levantamento de necessidades de desenvolvimento e valida as necessidades cadastradas no Portal SIPEC pelas equipes do campus/unidade.
➔ Representante Gerencial do PDP - servidor da coordenação de capacitação (CC|PROGPE), que solicita abertura do processo e justifica novas revisões, cadastra no sistema e orienta os Representantes Gerenciais nos processos locais, prioriza e detalha soluções, e conclui o preenchimento das necessidades.
➔ Aprovador PDP - autoridade máxima (reitor), que avalia as alterações conforme PDI e encaminha ao Órgão Central SIPEC.
Para Luani Coelho Pedreira Rodrigues da Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFT, “o PDP torna propício o diálogo das equipes de trabalho para o planejamento das ações de capacitação que serão realizadas no ano subsequente. A UFT reconhece a importância da qualificação de seus servidores e, portanto, lança mão deste instrumento para desenvolver as competências necessárias a fim de alcançarmos um trabalho de excelência”.