Esse site utiliza cookies
ProfSaúde abre inscrições para a Turma 6 do Mestrado Profissional em Saúde da Família
Estão abertas, de 5 de janeiro a 6 de março de 2026, as inscrições para a Turma 6 do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde), em rede nacional. Voltado a profissionais da saúde com vínculo obrigatório com a Atenção Primária à Saúde (APS), o programa oferece 600 vagas gratuitas distribuídas em 45 Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o Brasil. Para o Estado do Tocantins, são ofertadas dez (10) vagas no Câmpus da UFT em Palmas.
Realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde e por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), o ProfSaúde tem como objetivo fortalecer a qualificação de profissionais que atuam diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
O curso possui carga horária total de 975 horas e duração prevista entre 18 e 24 meses. A estrutura formativa combina nove encontros presenciais, atividades telepresenciais e conteúdos desenvolvidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), possibilitando maior flexibilidade aos participantes.
O edital prevê reserva de vagas para ações afirmativas em todas as instituições associadas. Além disso, há possibilidade de atendimento especial no dia da prova e da entrevista, incluindo intérprete de Libras, sala de amamentação, provas com letra ampliada, tempo adicional e espaços acessíveis.
A exigência de proficiência em língua estrangeira varia conforme a instituição escolhida e deve ser verificada no quadro específico de cada IES, disponível no edital. Os interessados devem acessar o site oficial do O edital prevê reserva de vagas para ações afirmativas em todas as instituições associadas. Além disso, há possibilidade de atendimento especial no dia da prova e da entrevista, incluindo intérprete de Libras, sala de amamentação, provas com letra ampliada, tempo adicional e espaços acessíveis.
A exigência de proficiência em língua estrangeira varia conforme a instituição escolhida e deve ser verificada no quadro específico de cada IES, disponível no edital, acessivel pelo link abaixo: