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    Professores do curso de Licenciatura em Teatro são premiados com projeto de pesquisa e inovação de Tecnologias educacionais artísticas
    Teatro

    Professores do curso de Licenciatura em Teatro são premiados com projeto de pesquisa e inovação de Tecnologias educacionais artísticas


    Por  lizania.castro  | Publicado em 16/05/2023 - 17:49  | Atualizado em 13/05/2024 - 20:55
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    Dois professores do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas, participam de uma rede de pesquisa em âmbito nacional. O projeto de pesquisa foi recentemente premiado pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), do estado do Mato Grosso do Sul. 

    Com o tema: “Drama Como Método de ensino: Tecnologias educacionais artísticas  no contexto de biomas e culturas brasileiras ameaçadas”, a professora Renata Ferreira e o professor Heitor Oliveira, juntamente com outras duas universidades (Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal da Grande Dourados), buscam investigar e experienciar inovações na formação de professores do Ensino Fundamental.

    Como artistas e professores, a equipe procura vivenciar, com professores e crianças, a abordagem do Drama, oriunda das metodologias de ensino do Teatro. Esta abordagem, por ser pautada na experiência, criação, qualidade de imersão e investigação de problemas, traz em si o potencial transdisciplinar.

    O Projeto terá duração de 24 meses e prevê a criação de vídeos e podcasts didáticos para difusão da abordagem do Drama no contexto da educação básica e ensino superior a partir de uma produção conjunta e inédita que articula grupos de pesquisa.

    A proposta premiada  no edital da Fundect “Mulheres na ciência  sul-mato grossense” é coordenada pela professora  Flávia Janiaski Vale, da UFGD, em parceria não apenas com a UFT, mas também com outros dois pesquisadores da UFU: a professora Mariene Perobelli e o professor Wellington Menegaz.

    Para a professora Renata Ferreira, "A abordagem do drama cria possibilidades para fomentar processos de formação continuada e intervenção pedagógica de caráter humanista, pluralista e participativo que vão além das fronteiras disciplinares e conteudistas. Essa potencialidade necessita ser desenvolvida e contextualizada à realidade do Brasil a fim de concretizar-se como tecnologia educacional artística”.

    E para o professor Heitor Oliveira, “A contribuição do projeto se dá no aprimoramento de metodologias artísticas contemporâneas de trabalho em contextos brasileiros e produção de material didático em diferentes formatos para criação e divulgação de tecnologias educacionais”.

    Sobre o projeto

    O projeto  tem por objetivo produzir novas tecnologias educacionais a partir de uma formação artísticas, através da abordagem do drama, enquanto formação continuada de professores e estudantes da educação básica e superior.  A pesquisa visa abordar através do drama os impactos sócio ambientais, promovendo um aprendizado transdisciplinar que integra áreas de conhecimento como Artes e Educação socioambiental, criando uma rede de atividades práticas, teóricas e discussão sobre os impactos ambientais no cerrado/pantanal brasileiros entre professores e estudantes da educação básica do MS e de três universidades federais (UFU, UFT e UFGD) a partir de práticas artísticas.

     


    Tags:  Palmas,  Teatro,  Projeto,  Home.  
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