Esse site utiliza cookies
Professores da Universidade Federal do Tocantins participam da Avaliação Quadrienal da Capes em Brasília
Na semana de 25 a 29 de agosto, professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participaram da 4ª semana de trabalhos presenciais da Avaliação Quadrienal 2021-2024, realizada na sede da Capes/MEC em Brasília. Essa avaliação é o principal mecanismo de controle de qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil e ocorre a cada quatro anos para garantir a qualidade, direcionar recursos e subsidiar melhorias no ensino e na pesquisa.
Nesta etapa, foram avaliados 572 programas de pós-graduação (PPG) em seis áreas, com a participação de 208 consultores. Entre os avaliadores, destacam-se os professores Cynthia Miranda, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom), que integrou a comissão de Comunicação, Informação e Museologia, e Fernando Quaresma, do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS), que avaliou os programas da área de Ensino.
O trabalho se soma ao já realizado nas três primeiras semanas. Até hoje foram 672 consultores, de 18 áreas, que avaliaram 1.575 PPGs, o que corresponde a 34% do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Ao longo das semanas, 2.050 integrantes da comunidade acadêmico-científica avaliarão 4.585 programas de pós-graduação stricto sensu.
Para a professora Cynthia Miranda, a participação dos docentes da região Norte, especialmente da UFT, é fundamental para fortalecer a pós-graduação no país e reduzir as assimetrias regionais existentes. Ela ressaltou que a presença de representantes do Norte na avaliação contribui para a melhoria dos programas da universidade e promove o compartilhamento de experiências valiosas em um processo amplo e diversificado. “Em geral os espaços decisórios do planejamento e da avaliação da pós-graduação não costumam ser ocupados por representantes da região norte brasileira que é a região com menor número de programas de pós-graduação e que também enfrenta grandes obstáculos na área do financiamento das pesquisas. A presença de representantes de PPGs da UFT na avaliação é uma conquista que irá contribuir para a melhoria dos programas que os docentes participam e de outros programas da universidade por meio do compartilhamento da experiência adquirida no processo da avaliação que é amplo e diversificado”, destacou a docente.
A Avaliação Quadrienal da Capes envolve um rigoroso trabalho de consultoria acadêmica por pares e é considerada uma política pública que garante o crescimento, a capilaridade e a interiorização da pós-graduação brasileira com qualidade. Os resultados preliminares dessa avaliação estão previstos para divulgação em 12 de janeiro de 2026, após o que seguirá o processo de revisão e deliberação para assegurar a qualidade dos programas avaliados.
Segundo o calendário das atividades de avaliação em 2025, o trabalho dos consultores organizados em comissões de áreas de avaliação etapa perdurará até 26 de setembro. Ainda para este ano, estão previstas as atividades de relatoria, de 20 de outubro a 7 de novembro, e a deliberação do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), de 10 de novembro a 5 de dezembro. A avaliação seguirá pelo primeiro semestre de 2026. (Com informações de Cynthia Miranda e da CGCOM/Capes)