Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Localização e ContatosAcesso à InformaçãoConcursos e SeleçõesComunicaçãoOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Professora do curso de Pedagogia do Câmpus de Palmas publica seu 1º livro infantil: “A menina com rodinhas nos pés”
    ARTE E LITERATURA

    Professora do curso de Pedagogia do Câmpus de Palmas publica seu 1º livro infantil: “A menina com rodinhas nos pés”

    Inspirado em memórias afetivas, a obra convida o leitor a viajar pela imaginação e transformar o quintal em espaço de aventura

    Por  Anne Karoline | Edição: Samuel Lima | e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 16/12/2025 - 18:43  | Atualizado em 16/12/2025 - 19:40
    Compartilhe:

    A professora e pesquisadora Amanda Leite, docente do curso de Pedagogia do Câmpus de Palmas, comemora o lançamento de seu primeiro livro infantil: “A menina com rodinhas nos pés”. A obra, de publicação independente, chegou ao público no dia 1º de dezembro de 2025, pelo selo Tempo tem Alma, espaço dedicado à arte contemporânea no estado do Rio de Janeiro.

    O desenvolvimento da obra contou com a participação de Aline Sampin, formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), responsável pelas ilustrações. A autora explica: “O livro é um desdobramento de memórias afetivas. É um convite ao leitor para soltar a imaginação e viver grandes aventuras no quintal, na intimidade da casa. Trabalhei junto com a artista visual Aline Sampin (RJ), referências de cor, textura e sensações, misturando técnicas como a costura e a colagem, criando cenas ilustradas cheias de detalhes. O leitor fica com vontade de passar a mão nos detalhes e viajar por todos os cantos com a menina com rodinhas nos pés”.

    Dentro dessa perspectiva, o livro resgata lembranças da cidade natal da autora para recriar imagens da infância. A personagem principal carrega o desejo de viajar e descobrir o novo, usando a emoção e a imaginação para transformar o quintal no maior parque de aventuras do mundo.

    Além disso, a história retrata a vida em ruas de terra e em espaços periféricos e domésticos. Nesse cenário, uma menina sonha, faz planos e se coloca em movimento. A narrativa valoriza a memória afetiva e o sentimento de pertencimento comunitário, simbolizados pelo triciclo que conecta crianças e adultos de uma mesma rua. O cotidiano da casa, especialmente o ateliê da mãe costureira, ganha novos significados tecidos pela memória, pela imaginação e pelo sonho.

    A pergunta “onde será que dá para chegar?” guia a história e também a pesquisa visual do livro. As ilustrações, criadas por lembranças de ateliês de costura da infância, usam colagens e técnicas mistas, com uma experiência sensorial envolvente.


    Tags:  Pedagogia,  Palmas,  Literatura,  Livro Infantil.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.