Esse site utiliza cookies
Professora da UFT palestra no Congresso Avistar Brasil 2025
Entre os dias 16 e 18 de maio de 2025, a professora Simone Mamede, do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Arraias, participou do Avistar Brasil, o maior congresso do país voltado à observação e conservação de aves e da biodiversidade, realizado este ano no Jardim Botânico de São Paulo. O evento, que reúne exposições, feira, turismo e um congresso de educação ambiental, contou com a contribuição da docente em palestras e debates sobre educação ambiental, engajamento social e sustentabilidade.
Convidada pela equipe do programa Terra da Gente, a professora Simone Mamede ministrou a palestra “Educação Ambiental e Engajamento Social por meio da Observação de Aves”. Durante sua apresentação, ela compartilhou experiências e resultados de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na UFT sob sua coordenação, como “Etnobiodiversidade: um diálogo de saberes com a Comunidade Kalunga” e “Vem Passarinhar TO com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. A docente ressaltou a importância da integração entre o conhecimento científico e os saberes tradicionais na promoção da educação ambiental.
No mesmo evento, a professora também ministrou uma palestra sobre os quatro pilares da observação da vida silvestre e mediou uma mesa-redonda sobre Turismo de Observação de Vida Silvestre, com representantes de instituições governamentais como o Ministério do Turismo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Na ocasião, foram discutidas políticas públicas e estratégias para o fortalecimento do Turismo de Observação de Vida Silvestre (TOVS). Sua atuação reforçou o papel da universidade na articulação entre sociedade, pesquisa e gestão ambiental.
O Avistar Brasil 2025 foi marcado por diálogos e propostas em prol da sustentabilidade, evidenciando a educação ambiental e a cultura, a ciência, o turismo e a responsabilidade socioambiental como pilares fundamentais para a conservação da sociobiodiversidade. A participação da professora Simone Mamede reforça o compromisso da UFT com a produção de conhecimento e a transformação socioambiental.
Sobre sua participação no evento, a professora comentou: "O evento destacou a rica biodiversidade dos biomas brasileiros e sul-americanos, reforçando seu papel fundamental no Turismo de Observação de Vida Silvestre e como base para pesquisas científicas, educação ambiental e iniciativas de ciência cidadã voltadas à conservação ambiental. Biomas presentes no Tocantins como o Cerrado, a Amazônia e a Caatinga, com sua impressionante diversidade de aves e outros elementos da fauna e flora foram contemplados, evidenciando a necessidade contínua de empreendermos esforços na pesquisa, na educação e na integração dos diversos saberes que valorizem a biodiversidade e que contribuam para a sustentabilidade de territórios tocantinenses numa perspectiva integradora entre o singular e o universal".
Fotos: Divulgação
Com informações de Simone Mamede