Esse site utiliza cookies
Professora da UFT ministra Aula Magna na Universidad Autónoma del Estado de México
O Mestrado em Estudios Socioambientales, Gobierno y Turismo da Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx) realizou Aula Magna, sob regência da professora Suyene Monteiro (UFT), no dia 27 de janeiro, que promoveu uma reflexão crítica sobre os desafios da governança socioambiental, articulando os campos dos estudos socioambientais, da gestão pública e da sustentabilidade, com ênfase no bioma Cerrado e no estado do Tocantins.
Para a professora Suyene Monteiro, discutir de forma integrada os estudos socioambientais é uma necessidade urgente no cenário latino-americano atual.
“Pensar conjuntamente estudos socioambientais, governança e turismo permite superar abordagens setoriais e construir estratégias que conciliam conservação, justiça socioambiental e desenvolvimento. Trata-se de um debate fundamental para enfrentar riscos climáticos, proteger territórios e fortalecer modelos de desenvolvimento mais justos e sustentáveis na região”, destacou a professora.
Além do conteúdo temático, a Aula Magna se destacou pelo fortalecimento do diálogo acadêmico internacional entre Brasil e México. Ao promover a troca de experiências, abordagens teóricas e práticas entre pesquisadores e estudantes dos dois países, o encontro evidenciou desafios comuns enfrentados por territórios latino-americanos, como a pressão sobre biomas estratégicos, a governança ambiental e o papel das comunidades locais.
O turismo, especialmente o ecoturismo, também foi tratado como uma atividade estratégica para o Tocantins e para a América Latina, desde que pensado a partir de princípios sustentáveis. A abordagem ressaltou o potencial do turismo para articular conservação ambiental, valorização cultural e desenvolvimento local, ao mesmo tempo em que alertou para os riscos de modelos exploratórios e pouco sensíveis às especificidades territoriais.
Voltada principalmente para acadêmicos e docentes do Mestrado em Estudios Socioambientales, Gobierno y Turismo da UAEMéx, a atividade também contou com a participação de estudantes, pesquisadores e professores de outras áreas.