Esse site utiliza cookies
Professor da UFT é finalista no Prêmio Sesc de Literatura com romance inédito inspirado na Amazônia
O professor Vasni de Almeida, do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Porto Nacional, teve seu romance inédito "Ramal 65" selecionado entre os 15 finalistas do Prêmio Sesc de Literatura 2025, uma das premiações mais importantes da literatura nacional voltada a obras ainda não publicadas. A narrativa ficou em 11º lugar na categoria romance, que contou com a inscrição de 684 originais inéditos de todo o país.
Inspirado por vivências reais, Ramal 65 nasceu a partir de uma experiência do autor entre colonos de um projeto de reforma agrária na Amazônia, implantado durante o regime militar na década de 1970. “Conheci alguns colonos e ouvi histórias incríveis. Às vivências desses personagens, fui inserindo minhas leituras de Gabriel García Márquez, Marcel Proust, Dostoievski, e dos brasileiros José Lins do Rego, Guimarães Rosa e outros”, conta Vasni.
A escrita do romance teve início em outubro de 2024 e foi concluída em janeiro de 2025. A inscrição no prêmio foi feita no último dia do prazo, e a seleção entre os finalistas foi recebida com entusiasmo pelo autor. “Fiquei muito feliz por criar uma escrita com mérito. Ver Ramal 65 entre os finalistas foi uma grande alegria”, afirma.
Apesar da atuação consolidada como professor universitário, Vasni revela que a literatura sempre ocupou um espaço especial em sua trajetória. “Nos últimos anos, tenho me dedicado a escrever romances, um sonho desde a infância”, compartilha.
O Prêmio Sesc de Literatura é reconhecido por revelar novos talentos da literatura brasileira, promovendo a publicação das obras vencedoras. A premiação avalia exclusivamente obras inéditas, oferecendo aos autores a oportunidade de ingressar no cenário literário com respaldo editorial.