Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Professor da UFT assume a Coordenação Geral do Comitê de Agronomia do CNPq
    NOVIDADE

    Professor da UFT assume a Coordenação Geral do Comitê de Agronomia do CNPq

    Renato Sarmento, professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Gurupi, assumiu no dia 1º de agosto de 2025 a Coordenação Geral do Comitê de Agronomia (CA-AG) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

    Por  lidiane.machado e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 25/09/2025 - 17:55  | Atualizado em 26/09/2025 - 14:40
    Compartilhe:

    A função é de grande relevância dentro do sistema nacional de ciência e tecnologia. Os comitês de assessoramento do CNPq têm como missão orientar a formulação de políticas públicas voltadas à pesquisa científica e tecnológica no Brasil. Eles também são responsáveis pela avaliação de projetos, programas e pela análise de pedidos de bolsas e auxílios.

    Como coordenador geral, Renato Sarmento será o responsável por conduzir as reuniões do colegiado, apoiar tecnicamente o CNPq em demandas relacionadas à área e garantir que o comitê atue de forma alinhada à sua missão institucional. Entre as suas atribuições estão assegurar uma avaliação técnico-científica qualificada dos projetos submetidos e contribuir para o fortalecimento da política científica na área de Agronomia no país.

    A escolha para a Coordenação Geral do CA-AG é feita por consenso entre os membros do próprio comitê, que são indicados pelo Conselho Deliberativo do CNPq após consulta à comunidade científica nacional. Renato Sarmento integra o Comitê de Agronomia desde julho de 2023.

    Link site oficial CNPq

    Para o professor Renato Sarmento, assumir a Coordenação Geral do Comitê de Agronomia do CNPq representa uma oportunidade de grande importância para fortalecer a representatividade da região Norte, em especial do Estado do Tocantins, no cenário científico nacional. Ele destaca que ainda existem significativas assimetrias em termos de pesquisa científica, formação de recursos humanos e produção de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), e que este espaço no CNPq é estratégico para contribuir na redução dessas desigualdades e na valorização do potencial científico da região. Destaca.


    Tags:  Agronomia,  CNPq,  Gurupi,  Desenvolvimento Científico e Tecnológico,  PPGPV.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.