Esse site utiliza cookies
Primeira turma do Mestrado ProfÁgua participa do 7º Seminário Nacional em Brasília
A primeira turma do Mestrado ProfÁgua, curso em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), participou do 7º Seminário Nacional do ProfÁgua, realizado em Brasília, entre os dias 7 e 10 de outubro de 2025. Durante o evento, os estudantes apresentaram suas propostas de estudo e interagiram com representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), além de professores e estudantes de 26 estados brasileiros.
Também participaram do seminário as professoras Elineide Marques, coordenadora do ProfÁgua, e Maria Cristina Bueno Coelho, vice-coordenadora do programa e coordenadora adjunta do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH).
Na ocasião, a professora Maria Cristina proferiu palestra destacando a importância da participação social na gestão das águas e da integração entre a pós-graduação e os comitês de bacia. Segundo ela, essa integração consolida o novo paradigma de governança hídrica no Brasil, pautado na cooperação para a produção do conhecimento e na corresponsabilidade social.
A professora Elineide explica que a aproximação entre academia, órgãos gestores e sociedade fortalece o Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos e gera impactos duradouros na formação de lideranças, na produção de conhecimento aplicado e na consolidação de políticas públicas inovadoras em todo o país.